Atividades

Reflexão sobre o contexto da criação do Sesc, que completa 70 anos em 2016

A Carta da Paz Social e a criação do Sesc e Senac

Voltar para o início A Carta da Paz Social e a criação do Sesc e Senac

Programa

 

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

A fundação do Sesc e do Senac ocorre na continuidade de outras experiências voltadas ao atendimento dos trabalhadores, notadamente os círculos operários católicos, cujo auge ocorreu na década de 1930. Nas décadas posteriores, algumas das funções desempenhadas pelos círculos permaneceram como grandes preocupações do empresariado, pois eram consideradas essenciais para garantir a estabilidade do processo de industrialização e intensificação do comércio interno nos moldes do capitalismo de bem-estar social. Fazia-se necessário criar instituições que dessem atenção à saúde do trabalhador, provessem alternativas de lazer fora do horário de trabalho e qualificassem a mão de obra.


Por este motivo, a preparação para o fim do Estado Novo varguista e a volta ao regime democrático, previsível desde os momentos finais da II Guerra Mundial, foi o momento propício para que os principais empresários do país, capitaneados por figuras como Euvaldo Lodi, Roberto Simonsen e, principalmente, João Daudt d’Oliveira, propusessem novas formas de organização que resultaram na criação do sistema “S”. Suas ideias estão registradas na transcrição de diversas palestras e encontros promovidos pelas associações comerciais estaduais e da Confederação Nacional do Comércio.


Neste encontro, propõe-se a apresentar e discutir os aspectos sociais e históricos que compuseram a criação da instituição. Esta palestra integra a programação comemorativa dos 70 anos do Sesc.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Guilherme Ramalho Arduini

Guilherme Ramalho Arduini

Doutor em Sociologia (USP) e mestre em História (Unicamp). É autor de Em busca da Idade Nova: Amoroso Lima e os projetos católicos de organização social (1928-1945). (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

Periódicos e anais.

Anais do I Congresso Brasileiro de Economia. Rio de Janeiro, 1943.

Atas do Conselho Nacional do SESC (1947-1950).

Boletim da Associação Comercial do Rio de Janeiro (1945-1946).

Boletim Informativo da Confederação Nacional do Comércio (1948-1950).

Boletim do SESC (1949-1951).

Relatório anual da Associação Comercial do Rio de Janeiro (1945-1950).

 

Livros, artigos etc.

ARAÚJO, Rejane Correia & LAMARÃO, Sergio Tadeu de Niemeyer. Memória SESC Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SESC-ARRJ, 1994.

GIANI, Luiz Antônio Afonso & STEPANSKY, Daizy Valmorbida. Texto base sobre a História do SESC. (mimeografado).

 

Data

23/02/2016 a 23/02/2016

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora