A construção do mercado de literatura de autoajuda
Voltar para o início
Programa
Nos anos 1990, o mercado editorial brasileiro observou a ascensão dos livros de autoajuda às listas de livros mais vendidos. Fortemente criticados no início de sua ascensão pela grande mídia, a autoajuda se tornou um nicho editorial no Brasil, com sucesso até os dias de hoje. Esta pesquisa buscou analisar a construção deste nicho a partir dos autores e editores que, com estratégias específicas, fizeram possível o sucesso do setor na década de 1990. A pesquisa mostrou ainda que os gurus - autores de livros de autoajuda, consultores e palestrantes que têm em seus livros apenas um dos meios para legitimar suas ideias perante o seu público – foram chave para a constituição deste nicho. A reconstituição da trajetória de dois autores de autoajuda brasileiros da época (Roberto Shinyashiki e Dr. Lair Ribeiro) permitiu perceber que a conjunção de estratégias, atividades e maneiras de apresentar a si mesmo permitiram-lhes construir sua reputação como gurus, o que, combinado com seus trânsitos contínuos entre o mundo editorial e corporativo, e suas atuações na mídia, teve papel chave na emergência deste nicho editorial no Brasil dos nos 1990.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de novembro, às 14h, pela Internet ou na unidades do Sesc em São Paulo.
(Foto principal: Pixabay)
Palestrantes

Monise Picanço
Mestre e doutoranda em Sociologia (USP). Pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole.
Data
05/12/2014 a 05/12/2014
Dias e Horários
Sexta, 16h às 18h.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
Valores
R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira