A criança na cidade e potenciais educativos do espaço público
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
É nos períodos de férias escolares que, para boa parte das famílias que moram nas grandes metrópoles, dos mais diferentes meios sócio-econômico-culturais, apresenta-se o dilema de que espaços, propostas e atividades podem ser interessantes para as crianças usufruírem do seu tempo livre.
Há importantes estudos que mostram o quanto o tempo livre é fundamental para que as crianças se desenvolvam de forma saudável, vivenciem diversas aprendizagens, se expressem e tenham a possibilidade de viver seu tempo de infância de forma significativa.
Nos últimos anos há interessantes olhares e perspectivas, em alguns países do mundo, para o potencial educativo das cidades e suas possibilidades para as crianças.
O crescente foco na infância e na vida das crianças, nos seus cotidianos e nos espaços e atividades a elas oferecidos, apontam para importantes questões: como as crianças se relacionam com as cidades? Quais os potenciais educativos do espaço público e dos diversos equipamentos por ele oferecidos?
A partir dos olhares da Antropologia e da Educação e, em diálogo com outras áreas de conhecimento que têm olhado para este segmento da sociedade - as crianças - traremos alguns exemplos, reflexões e análises sobre as relações das crianças com o espaço urbano; sobre o potencial educativo, de sociabilidade e possibilidades de manifestação e expressão das linguagens e culturas infantis que os diversos espaços, atividades e equipamentos têm na vida das crianças.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Linh Nguyen)
Palestrantes
Adriana Friedmann
Apaixonada por crianças e pela educação desde a infância, graduou-se em Pedagogia nos anos 80. Sua jornada a levou a mergulhar em estudos sobre o brincar livre das crianças, tema de seu mestrado, e posteriormente a explorar a Antropologia da Infância em seu doutorado. Co-fundadora da Aliança pela Infância, dedica-se há mais de 45 anos a desenvolver propostas de formação e trocas para educadores e interessados nas infâncias, compartilhando suas aprendizagens por meio de livros, artigos e ensaios.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
20/07/2017 a 20/07/2017
Dias e Horários
Quinta, 10h30 às 12h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.