A Culinária Caipira da Paulistânia
Voltar para o início
Programa
A história e as práticas da cozinha caipira são o tema deste curso que discute sua importância nas formas da alimentação brasileira.
O sociólogo Carlos Alberto Dória, expõe os resultados da pesquisa que deu base para o desenvolvimento e elaboração do livro "A Culinária Caipira da Paulistânia: a história e as receitas de um modo antigo de comer" (Ed. Três Estrelas, 2018), feito em parceria com o chef Marcelo Corrêa Bastos.
A intenção é refletir sobre a culinária caipira e seu papel na formação do Brasil.
Entre os conteúdos, terão destaque em especial:
1. A busca pela culinária caipira no século XXI
2. A Paulistânia como recorte geográfico de uma culinária homogênea
3. A cartografia culinária como método de estudo
4. A origem guarani da culinária caipira
5. O sítio como unidade de produção
6. O estabelecimento do corpus de receitas
7. A "mineiridade" e a disputa de autoria culinária
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Carlos Alberto Dória
Bacharel em Ciências Sociais pela Usp, com doutorado e pós-doutorado pela Unicamp. Ministrou cursos de Antropologia e Sociologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, na Unicamp e na Faculdade das Américas. Foi diretor do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Como pesquisador independente publicou vários livros sobre a história da culinária brasileira, em especial "Formação da culinária brasileira", "A cozinha caipira da Paulistânia" e o recém-surgido "Remates Culinários".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/03/2019 a 29/03/2019
Dias e Horários
Sextas, 15h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.