Atividades

Revisão da historiografia sobre a alimentação paulista e suas principais teses, o encontro de novas possibilidades para a investigação

A cultura alimentar paulista – uma civilização do milho?

Voltar para o início A cultura alimentar paulista – uma civilização do milho?

Programa

Ao se debruçar sobre a alimentação dos habitantes de São Paulo do século XVII e início do XVIII, em seu livro “A Cultura Alimentar Paulista – uma Civilização do Milho?”, Rafaela Basso nos revela um mundo que gravita em torno da cultura e processamento do milho, como elemento decisivo a sustentar a conquista e ocupação dos sertões paulistas. Inicialmente considerado como alimento de animais e de bugres, o milho sofre uma marginalidade que só é superada à medida que vai mostrando sua funcionalidade nas viagens dos tropeiros. Com o advento dos monjolos no século XVIII e a fabricação da farinha de milho, segundo técnicas indígenas, o alimento vai ganhando cidadania até chegar a ser – como ainda é hoje – um dos pilares da alimentação sertaneja. Nesta palestra, a autora discute a pesquisa que passou em revista a historiografia sobre o assunto, e que resultou na apresentação de novas reflexões e conclusões.

Esta atividade contará com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto ilustrativa: Pixabay)

Palestrantes

Rafaela Basso

Rafaela Basso

Historiadora do Arquivo Central da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce o cargo de Diretora da área de Gestão e Preservação de Documentos e Informação. É graduada em História pela Unicamp, com mestrado e doutorado em História pela mesma instituição. É autora dos livros "A Cultura Alimentar Paulista: uma civilização do milho? 1650-1750" e "Entre tabuleiros, balcões e fogões: Um estudo sobre a alimentação de rua na cidade de São Paulo (1765-1834)".
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

26/06/2015 a 26/06/2015

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis

Inscreva-se agora