Atividades

Na Semana de língua italiana no mundo 2018, a mesa discute a escrita feminina em língua italiana

A escrita feminina, entre o antigo e o moderno

Voltar para o início A escrita feminina, entre o antigo e o moderno

Programa

Como parte do evento Semana de língua italiana no mundo 2018, esta atividade constitui-se como uma ocasião de encontro com a voz das mulheres na cultura de língua italiana, em vários campos do saber, dentro e fora da Itália; e com a pesquisa feita por mulheres no Brasil, tendo como ponto comum a cultura italófona.

Entre as nossas contemporâneas, o evento focará as figuras das escritoras Elena Ferrante, Melania Mazzucco e Annemarie Schwarzenbach. Ferrante, autora da Tetralogia Napolitana (L’amica geniale e os outros), é o mais recente caso de sucesso internacional da literatura italiana; Mazzucco, escritora e ensaísta, é autora do romance biográfico Lei così amata, dedicado à vida e à obra de Annemarie Schwarzenbach (Zurique, 1908-1942), escritora, fotógrafa e jornalista suíça, notável representante da tradição dos intelectuais cosmopolitas europeus que vai se exaurindo depois da Segunda Guerra Mundial.

As mulheres, a literatura e a pesquisa

As escritoras em língua italiana: de Gaspara Stampa a Elena Ferrante

A presença de autoras é antiga e importante na cultura em língua italiana, nos mais variados campos do saber. Nessa apresentação, sobressai-se a obra literária de algumas importantes poetisas e escritoras, como as petrarquistas Veronica Franco (1546-1591) e Gaspara Stampa (1523-1554), passando pelas autoras dos séculos XIX e XX (com destaque para Grazia Deledda, Prêmio Nobel da Literatura, em 1926); até nossa contemporânea, Elena Ferrante.
Com Profa. Cecilia Casini e Mariana de Almeida.

Melania Mazzucco e Annemarie Schwarzenbach, uma escritora em busca da outra
A escritora italiana contemporânea Melania Mazzucco é autora de romances que procuram a vida secreta de personagens femininos de diferentes épos e mundos. No romance biográfico, Lei così amata, ela revive o universo pessoal e profissional de Annemarie Scharzenbach, vivida na primeira metade do século XX e hoje reconhecida como importante escritora, jornalista e fotógrafa suíça.
Com Profa. Sara Debenedetti.

Parceria: Consulado-Geral da Suíça em São Paulo, Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, Consulado-Geral da Itália em São Paulo, área de Língua e Literatura Italiana da USP (DLM/FFLCH).

Realização: Sesc São Paulo.

*O evento faz parte da programação da XVIII Settimana della Lingua Italiana nel mondo, uma iniciativa para a promoção da língua e cultura italófona no mundo. O italiano é a língua oficial da Itália e um dos 3 idiomas oficiais da Confederação Helvética/Suíça.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Chiara Pasqualini)


Palestrantes

Sara Debenedetti

Sara Debenedetti

Doutora em Literatura Italiana junto ao Programa de Língua e Literatura Italiana/FFLCH/USP e docente de literatura italiana na Scuola Italiana Eugenio Montale de São Paulo.

Mariana de Almeida

Mariana de Almeida

Pós-graduanda do Programa de Língua e Literatura Italiana/FFLCH/USP.

Cecilia Casini

Cecilia Casini

Docente de Literatura Italiana do DLM/USP e do Programa de Língua e Literatura Italiana/FFLCH/USP.

Data

20/10/2018 a 20/10/2018

Dias e Horários

Sábado, 10h às 12h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora