Atividades

Palestra aborda questões da região central de São Paulo

Curso Presencial
A herança mercantil: os imóveis ociosos do centro de São Paulo

Voltar para o início A herança mercantil: os imóveis ociosos do centro de São Paulo

Programa

A palestra trata de pesquisa sobre os donos de prédios e terrenos ociosos, vazios e abandonados no centro de SP, procurando entender os motivos para deixarem seu patrimônio parado.

Em que medida essas motivações perpassam o desinteresse dos proprietários e os obstáculos postos por eles à venda de seus imóveis, ou demonstram suas expectativas de valorização futura dos mesmos, em um momento em que a região central passa por profunda transformação.

A palestra apresenta então um recorte da tese de doutorado defendida na USP. O estudo revelou que 74% dos proprietários analisados são herdeiros rentistas e instituições religiosas, denominados como arcaico setor proprietário rentista imobiliário.

Esses proprietários carregam raízes históricas e geracionais vinculadas a capitais familiares antigos de caráter mercantil, que aplicavam inicialmente em prédios de aluguel quando o centro estava em um boom de verticalização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Lukaaz, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons)

Palestrantes

Ana Gabriela Akaishi

Ana Gabriela Akaishi

Arquiteta e urbanista, pesquisadora e professora na área de urbanismo e habitação social. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Tese de doutorado premiada pela ANPUR - menção honrosa, e pelo Prêmio Arquisur na América do Sul.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

30/04/2024 a 30/04/2024

Dias e Horários

Terça, 11h às 13h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 30/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis