A memória televisiva como produto cultural
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Fruto da dissertação de mestrado de Julio Cesar Fernandes, o livro A memória televisiva como produto cultural: Um estudo de caso das telenovelas do Canal Viva se propõe a estudar a memória televisiva como parte da memória social e coletiva. Além de entender o lugar dessa memória televisiva na trama das mediações culturais e das interações sociais.
A pesquisa traz uma reflexão sobre a memória televisiva e a importância para a sociedade da sua preservação. O Brasil é um país carente de preservação de sua memória em geral, inclusive a televisiva. Há iniciativas privadas para que programas de televisão sejam arquivados e devidamente preservados, entretanto pouco eficazes em comparação ao volume de material que é produzido diariamente por todas as emissoras em território nacional.
O livro pode contribuir para novas pesquisas de comunicação voltadas à questão da memória e, especificamente, à memória televisiva. Além de alertar para a importância da preservação dessa memória não somente com o fim mercadológico, mas também como um elemento ativo na produção cultural.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Julio Cesar Fernandes
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, mestre em Comunicação com ênfase em memória televisiva. Tem experiência em produção e roteiro em rádio, televisão e mídia out-of-home. Já atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes e, desde 2009, está na TV Globo, onde ocupa atualmente o cargo de coordenador de operações do departamento de Jornalismo.
Data
11/09/2014 a 11/09/2014
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
Valores
Grátis.
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