A Morte do Ensaio?
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Gênero típico da escrita acadêmica, sobretudo nas Humanidades, o ensaio vem perdendo espaço na universidade brasileira em favor do artigo publicado em periódico científico, que geralmente segue o padrão advindo das ciências exatas e biológicas.
A própria maneira como o estímulo à produção acadêmica vem se dando pressiona a maioria dos professores universitários e estudantes de pós-graduação a enquadrar sua produção aos formatos rigidamente regrados pelas revistas especializadas.
O objetivo destes encontros é discutir as perspectivas do ensaio como forma de reflexão escrita das humanidades no Brasil. Herdeiras de longa tradição ensaística, elas estariam diante da morte da forma de escrita que as caracterizavam?
05/05 - O capitalismo acadêmico
Com Paulo Arantes, e Georgia Sarris.
12/05 - Ensaio e psicanálise
Com Rodrigo Barros Gewehr e Marian Ávila.
19/05 - Ensaio e filosofia
Com Sílvio Rosa Filho e Gilberto Tedéia.
26/05 - Ensaio e sociologia
Com Marcos Martinho e Maria Caramez Carlotto.
02/06 - Ensaio e história
Com Marco Antonio Silveira e Nelson Schapochnik.
09/06 - Ensaio e crítica literária
Com Priscila Figueiredo e Mark Lokensgard.
16/06 - Ensaio e arte
Com Samuel de Jesus e Taísa Palhares.
23/06 - Passado e presente da escrita acadêmica
Com Alcir Pécora.
Mediação:
Cristiano de Sales, Denilson Cordeiro e Joaci Pereira Furtado.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Ana Pismel - CC BY 2.0)
Palestrantes
Joaci Pereira Furtado
(Foto: Acervo Pessoal)
Samuel de Jesus
Doutor em cotutela em Études cinématografiques et audiovisuelles – Universidade de Paris III/ ECO – UFRJ. Pós-doutorado em artes visuais na ECA - USP. É professor na Faculdade de Artes Visuais da UFG. Fotografo, crítico e curador, organizou a exposição “Modernisme et photographie au Brésil. 1945-1955”, na École Supérieure des Beaux - Arts de Tours – ESBAT, França (2013).
Taisa Palhares
Professora de Estética (Unicamp).
(Foto: Acervo Pessoal)
Paulo Arantes
Filósofo e professor aposentado do Departamento de Filosofia da USP. Publicou, entre outros livros, "O novo tempo do mundo" (Boitempo, 2014).
(Foto: Maria do Carmo Bergamo)
Georgia Sarris
Mestre em Sociologia pela FFLCH-USP. Professora do curso de Relações Internacionais da Facamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rodrigo Barros Gewehr
Professor da Faculdade de Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Paris VII - Diderot.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marian Ávila de Lima Dias
Psicóloga, doutora em Psicologia Escolar pela USP, professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Sílvio Rosa Filho
Professor de Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e autor de Eclipse da moral: Kant, Hegel e o nascimento do cinismo contemporâneo (2009), e organizador do livro Hegel, na coleção Educadores (MEC, UNESCO, 2010).
(Foto: Acervo Pessoal)
Gilberto Tedéia
Professor de filosofia da UnB, especialista em filosofia política contemporânea, também trabalha com Introdução à Prática Filosófica em turmas de calouros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Caramez Carlotto
Doutora em Sociologia pela USP e professora da Universidade Federal do ABC.
Marco Antonio Silveira
Doutor em História pela USP e professor do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto. Autor de "Fama pública: poder e costume nas Minas setecentistas" (Hucitec, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)
Nelson Schapochnik
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2001. Graduado em História pela PUC-SP (1984), obteve o seu Mestrado (1992) e Doutorado (1999) na área de História Social (FFLCH-USP). Em 2013 realizou estágio pós-doutoral na UERJ. Lecionou na Universidade Estadual de Londrina/UEL (1986-87), Universidade Estadual Paulista /UNESP campus Franca (1987-2001), foi professor visitante na Universidade de Lisboa/Portugal (2004, 2006, 2008) e na Universidad de la Republica/Uruguai (2005, 2008, 2012).
(Foto: Acervo Pessoal)
Priscila Figueiredo
Professora de Literatura Brasileira na USP. Autora de "Em busca do inespecífico (Nankin, 2001), e Mateus (Bem-te-vi, 2011).
(Foto: Acervo Pessoal)
Mark Lokensgard
Professor assistente de Português, St. Mary 's University of San Antonio (Texas).
(Foto: Acervo Pessoal)
Cristiano de Sales
Professor de literatura na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, doutor em literatura, com estágio doutoral na Université Paris 3 Sorbonne-Nouvelle.
(Foto: Acervo Pessoal)
Denilson Cordeiro
Doutor em Filosofia e professor de Filosofia na Unifesp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcos Martinho
Professor do curso de latim da USP. Realizou estágio pós-doutoral na Fondation Hardt "Pour l'étude de l'Antiquité classique", na Suíça.
Data
05/05/2017 a 23/06/2017
Dias e Horários
Sextas, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.