Atividades

Hábitos individuais e coletivos para o bem estar integral dos educadores

Contextos
A Saúde dos profissionais da Educação: reflexões e práticas

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Programa

A cada ano os registros de casos de esgotamento físico e mental, também conhecido como síndrome de Burnout, em profissionais da educação têm aumentado consideravelmente. Os educadores, que são constantemente expostos a uma jornada de trabalho muitas vezes estressante, têm sofrido na pele o que a ausência de equilíbrio pode acarretar no nosso dia a dia.

Entre os principais objetivos do curso está discutir a importância da saúde física e mental no ambiente escolar - a começar pelos professores -, através de estudos e exercícios práticos sobre inteligência emocional, saúde mental, práticas corporais, além de propor uma dinâmica mais saudável para um melhor convívio entre toda a comunidade envolvida.

São objetivos específicos da parte teórica, discutir o cenário atual da escola e dos profissionais de educação quanto às condições de trabalho e a ausência do cuidado com a saúde física e mental, além de propor mudanças de hábitos individuais e coletivos para reverter este cenário.

Tópicos: Panorama geral da educação no século XXI - Qual é o contexto?; Síndrome de bournout e o esgotamento dos professores - O que isso tem causado?; Equilíbrio em sala de aula: inteligência emocional e saúde mental - Como iniciar uma mudança?

São objetivos específicos da parte prática, oferecer diferentes práticas contemplativas para que os participantes possam experimentar e refletir sobre os benefícios dos mesmos, além de provocar reflexões sobre autocuidado, autoconhecimento e promoção da saúde e bem-estar integrais.

Tópicos: Presença e atenção plena a partir do corpo - O corpo como ferramenta de autocuidado e autoconhecimento; Definição de mindfulness (presença e atenção plena) e práticas contemplativas; Prática de atividades centradas no corpo: body scan (varredura corporal), respiração, exercícios de alongamento baseados no Yoga e no Tai Chi Chuan. - Registro reflexivo individual e colheita coletiva; Presença e atenção para a natureza - Caminhada meditativa; Exercícios de conexão com a natureza - despertar o olhar, o ouvir e o sentir; Registro reflexivo individual e colheita coletiva; Presença e atenção plena através da arte - Desenhar e pintar mandalas; Dança e fotografia, reflexão final sobre o curso - o que percebi/refleti sobre mim? O que levo comigo? O que deixo para trás?

No dia 25/10 a aula será no Parque do Ibirapuera.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Ilustração: EDD Arts  CC0 Public Domain)

Palestrantes

Patrícia Tostes

Patrícia Tostes

Graduada em Marketing. É idealizadora do projeto Adubados - com foco no desenvolvimento humano e saúde mental, que  auxilia educadores e crianças a construírem juntos um ambiente escolar mais saudável.
(Foto: Acervo Pessoal)

Denise Curi

Denise Curi

Educadora, doutora em Ciências, especialista em pedagogia da cooperação, promove processos de aprendizagem e desenvolvimento integral. Tem formação em Hatha Yoga Clássica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

O diálogo de Illich e Freire em torno da educação para uma nova sociedade.
Acesso em: 25 de maio de 2017 .

CARDOSO, Roberto. Medicina e meditação - Um médico ensina a meditar. São Paulo: MG Editores, 5ª edição, 2015.

DEMARZO, M. & CAMPAYO, J.G. Manual Prático MINDFULNESS- Curiosidade e Aceitação. São Paulo: Palas Athena, 20.

Cebolla i MARTI, A.; GARCIA-CAMPAYO, Javier; DEMARZO , M. Mindfulness e Ciência- Da tradição à modernidade. São Paulo: Palas Athena 2014.

COLLARD, Patrizia. Atenção plena em poucas palavras. Rio de Janeiro: Sextante 2016.
Goleman, Daniel. O Cérebro e a inteligência emocional, novas perspectiva / Daniel Goleman. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política / Humberto Maturana; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

Data

16/10/2017 a 27/10/2017

Dias e Horários

Segundas, Quartas e Sextas, 14h às 17h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira