Atividades

As relações entre arte e gambiarra no interior do cenário artístico contemporâneo

Arte e Estética da Gambiarra

Voltar para o início Arte e Estética da Gambiarra

Programa

Discussão sobre os sentidos políticos e culturais que demarcam o lugar social da gambiara em nosso cotidiano, assim como, os processos criativos que emergem da experimentação instaurada pela estética da gambiarra no campo da arte.

A proposta é que ambos os artistas convidados (Fred Paulino e Fernando Velasquez) discutam a relação entre arte e estética da gambiarra, a partir de seus trabalhos e de obras de artistas com as quais estabelecem um diálogo, tendo em vista as dimensões poéticas e políticas que emergem destas proposições artísticas.

A mediação do debate será conduzida por Juliana Gontijo.

Essa atividade faz parte do FestA! - Festival de Aprender do Sesc São Paulo.

*As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de Março, às 14h.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Fred Paulino

Fred Paulino

Formado em Ciência da Computação pela UFMG. Atua como artista, designer, curador e pesquisador, com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular. Coordena e participa de iniciativas como: Estúdio Mosquito, Osso Design, Graffiti Research Lab Brasil e Gambiologia. Foi curador das exposições "Gambiólogos" (2010/2014/2018) e é editor da "Facta - revista de Gambiologia".
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernando Velázquez

Fernando Velázquez

Artista e curador. Mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-SP, pós graduado em Video e Tecnologias On e Off-line pelo Mecad de Barcelona. Participou da exposição The Matter of Photography in the Americas (Cantor Arts Center, Universidade de Stanford, USA, 2018). Foi curador e diretor artístico do Red Bull Station em São Paulo (2015 a 2018).
(Foto: Fernanda Frazao)

Juliana Gontijo

Juliana Gontijo

Curadora, pesquisadora e professora adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutora em História e Teoria das Artes (Universidade de Buenos Aires). Autora do livro Distopias tecnológicas (Ed. Circuito, 2014 / Prêmio Funarte Bolsa de Estímulo à Produção Crítica)
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/03/2019 a 19/03/2019

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 14 de Março, às 14h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora