Atividades

Abordagem poético-pedagógica sobre o papel da arte na educação

Arte, educação e pedagogia artesã

Voltar para o início Arte, educação e pedagogia artesã

Programa

 

O significado do trabalho do professor de arte é construído no enfrentamento dos desafios surgidos a partir da sua imersão no contexto histórico e social, na relação com os educandos, no embate com questões pertinentes à natureza do trabalho com a arte e na articulação de seu projeto poético-pedagógico àqueles para a educação em vigor. A questão Ensino de arte: para quê, para quem?, está no cerne de tal construção, que é pessoal, mas pode e deve se dar com os outros, impondo a necessidade de refletirmos continuamente sobre os princípios e as finalidades de nossa atuação e buscarmos respostas que nos ajudem a realizar um trabalho que seja significativo para os educandos e no qual possamos nos reconhecer como professores-autores. Tal busca torna-se ainda mais necessária em face do distanciamento em relação à arte que grande parte dos professores demonstra ter, do desconhecimento das referências teóricas que embasam sua prática educativa e da reiteração de práticas educativas imitativas. Refletir sobre estas questões e se reaproximar do trabalho com a arte abre ao professor a perspectiva de transformação de sua práxis, a ela imprimindo uma perspectiva inventiva e criadora. Neste sentido, o curso caracterizar-se-á como espaço de trabalho coletivo, organizado como laboratório de experimentação e pesquisa, concebido como um lócus para o exercício de conhecimentos práticos e teóricos sobre a aprendizagem artística. Para tanto, realizaremos estudos, exercícios reflexivos e experiências com a arte, em profícuo diálogo com o rico universo artesanal e a pedagogia artesã de mestras ceramistas. 

 

No dia 29/08 haverá uma visita ao ateliê Terra Bela para um encontro com a ceramista Shoko Suzuki, com transporte cedido pelo Sesc.

 


Atividade com tradução em LIBRAS.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Shoko Suzuki)

Palestrantes

Sumaya Mattar

Sumaya Mattar

Mestre e doutora pela Faculdade de Educacão da Universidade de São Paulo. Professora da Escola de Comunicações e Artes da mesma Universidade. 

(Foto: Acervo pessoal)

Shoko Suzuki

Shoko Suzuki

Artista ceramista participou de exposições nacionais e internacionais, construiu em sua casa um forno noborigama.
(Foto: Rômulo Fialdini)

 

Bibliografia

Barbosa, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva/Fundação IOCHPE, 1991.

Dewey, John. A arte como experiência. Martins Fontes: São Paulo, 2010.

Mattar, Sumaya Mattar. Sobre arte e educação: entre a oficina artesnal e a sala de aula. Campinas: Papirus, 2010.

Mattar, Sumaya. Aprender a ouvir o som das águas: o projeto poético-pedagógico do professor de arte. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2002. (Dissertação de mestrado).

Nóvoa, Antonio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

Schön, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

 

Data

15/08/2015 a 19/09/2015

Dias e Horários

Sábados, 10h às 13h*
*No dia 29/08 a visita acontecerá das 9h às 13h; No dia 05/09 não haverá aula;

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira