Atividades

Curso gratuito sobre a ação sociocultural do SESC São Paulo na área de cinema, de 1948 até hoje.

As ações do Sesc na área de cinema

Voltar para o início As ações do Sesc na área de cinema

Programa

Panorama histórico sobre a ação sociocultural do SESC São Paulo na área de cinema, de 1948 até hoje. A partir de conceitos da gestão cultural, como planejamento, estratégias de ação e mediação, serão abordados os principais objetivos do Programa de Cinema e Vídeo da Gerência de Ação Cultural. Entre eles estão as ações de difusão, formação, intercâmbio e hibridismo na programação regular das unidades do Sesc e nas parcerias nacionais e internacionais, além da pesquisa e experimentação artística permanente, como nos projetos de cinema expandido: Cinema na Laje, Cine Piscina, Cinema no Bosque, Cine Garagem, CineDrive-in Tupiniquin, Cine Chaparral, CineOlho, etc. Para a abordagem histórica, informativa e visual, a apresentação traz dados dos arquivos do SESC Memórias, órgão que possui o acervo da instituição, com jornais, revistas, publicações, livros e relatórios de referência. Algumas bibliografias serviram de referência para a discussão ampliada sobre a gestão cultural e sobre o cinema como prática social. 

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de julho, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

(Foto: Sesc Santos)

Palestrantes

Gilson Packer

Gilson Packer

Formado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com especialização em Administração da Cultura pela FGV. É gerente do CineSesc.

Simone Yunes

Simone Yunes

Formada em relações públicas pela FAAP, é  coordenadora de programação do CineSesc. Produz anualmente o Festival Sesc Melhores Filmes e a Retrospectiva do Cinema Brasileiro. 

Rodrigo Gerace

Rodrigo Gerace

Sociólogo, com doutorado em cinema (UFMG/Universidade Nova de Lisboa/Portugal). Autor do livro "Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo" (Editora Perspectiva/Edições Sesc, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti

Formado em jornalismo pela ECA-USP, pós-graduado em cinema na França. Faz parte da equipe de produção e seleção de filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre

Crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Escreve para a Folha de S. Paulo desde 2008. É doutorando em cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa CAPES, incluindo bolsa sanduíche para estudo em Portugal.
(Foto: Acervo pessoal)

Francisco Cesar Filho

Francisco Cesar Filho

Formado em Cinema e Filosofia pela USP, é diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, curador da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e do Cine Direitos Humanos. Foi diretor-adjunto do É Tudo Verdade e diretor associado do Curta Kinoforum.

Zita Carvalhosa

Zita Carvalhosa

Produtora e curadora.
Formada em Cinema pela Universidade Paris III, é fundadora e diretora do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo e está à frente da produtora Superfilmes. Foi curadora de cinema do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, onde desenvolveu um programa de divulgação do curta-metragem.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

Bibliografia
CUNHA, Newton. Cultura e ação cultural: uma contribuição a sua história e conceitos. São Paulo: SESC SP, 2010.
DURAND, José Carlos. Gestor Cultural Ofício em Construção. Disponível em http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/noticias/gestor-cultural-oficio-em-construcao
HEINICH, Nathalie. A arte contemporânea exposta às rejeições. Revista Observatório. IC n. 12
SANTORO, PAULA FREIRE. A relação da sala de cinema com o espaço urbano em são Paulo: do provinciano ao cosmopolita. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/103057976/Artigo-A-Relacao-da-Sala-de-Cinema-com-o-Espaco-Urbano 
SONTAG, Susan. “Um século de cinema” in Questão de ênfase. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
TURNER, Graeme. Cinema como prática social. Rio de Janeiro: Summus, 1983.
WILLIANS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 1992.
Acervo SESC Memórias:
Revista do Comerciário. Serviço Social do Comércio. Edições de 1956 e 1960.
Teatro SESC Anchieta. Departamento Regional. São Paulo: SESC, 1991.
Relatório Anual do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio. São Paulo, 1950-69. Acervo SESC Memórias.
Coleção “O Sesc em Marcha”. De 1949 a 1951. Ano I, II e III. Serviço Social do Comércio – SESC. Departamento Regional do Estado de São Paulo.
Curso de Iniciação em Cinema. Seminário de Estudos de Orientadores Sociais. Administração Regional do Estado de São Paulo. Serviço Social do Comércio – SESC: junho de 1967.
Relatório Anual de 1980. Serviço Social do Comércio. Acervo SESC Memórias. Pesquisa em 07/05/2014.

Data

29/08/2014 a 12/09/2014

Dias e Horários

Quintas e sextas, 19h30 às 21h30.

Local

Durante o mês de agosto, este curso acontecerá na Rua Pelotas, 141 - 5º andar - Torre A - Vila Mariana - São Paulo/SP
 
A partir de setembro, será realizado no novo endereço do Centro de Pesquisa e Formação: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista/SP - Prédio da FecomércioSP.

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora