Atividades

O diálogo como motor do processo educativo, para uma pedagogia da transformação social e humana.

Atualidade do pensamento de Paulo Freire: teoria e práxis

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Programa

Paulo Freire é reconhecido por ser autor de uma pedagogia que tem compromisso com a humanização e que se opõe a todo tipo de opressão, comprometendo-se com a construção de uma sociedade mais justa e mais democrática. Ao defender a não neutralidade da educação, denuncia a cumplicidade do sistema educativo com a desigualdade socioeconômica e política. Para Paulo Freire, o processo de ensino-aprendizagem se faz com diálogo crítico entre educadores e educandos. Ao propor o diálogo, como conceito fundante de sua pedagogia, ele mostra a importância de educadores e educandos desenvolverem um pensamento autônomo que lhes permita uma leitura cada vez mais crítica da realidade, assumindo que a realidade pode e precisa ser transformada. A escola proposta por Paulo Freire é uma escola séria, competente, justa e curiosa, onde os educandos tenham condições de aprender e de criar com alegria e sejam estimulados sempre a uma “nova visão de mundo”. Uma escola na qual se pratique uma pedagogia da pergunta, garantindo a todos o direito de voz e a participação das famílias e da comunidade na educação de seus filhos. Reestudar as propostas de Paulo Freire é urgente e necessário, pois poderia contribuir na superação de alguns equívocos e impasses das políticas educacionais atuais. Neste curso, pretende-se discutir tais concepções, e também outras que consagraram seu pensamento, a exemplo da Pedagogia do Oprimido, da Pedagogia da Autonomia e o processo de alfabetização de Jovens a Adulto.
Com Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas, Lisete Regina Gomes Arelaro e Silvia Andrade da Silva Telles.

Bibliografia
COHN, Sérgio & ROCHA, Evelyn. Encontros/ Paulo Freire para além de sua obra. Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2012.
FREIRE, Ana Maria (Nita) Araujo. Paulo Freire: uma História de Vida,   Indaiatuba, Villa das Letras, 2005.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. Cortez, São Paulo, 1991.
____. Cartas à Cristina – Reflexões sobre a minha vida e minha práxis. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2013.
____. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
____. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
____. Educação e Mudança, Paz e Terra, Rio, 1981 (1)
____.   Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra,     1981 (2).
____. Conscientização. São Paulo, Cortez e Moraes, 1979.
____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
____.Medo e ousadia. Paulo Freire & Ira Shor. Rio. Paz e Terra, 1986.
____. Pedagogia da Autonomia, Paz e Terra, São Paulo, 2000, 15ª ed.
____. Pedagogia dos Sonhos Possíveis, São Paulo, UNESP, 2001.
____. Política e Educação. Cortez, São Paulo, 2001, 5ª Ed.
____. Professora sim: Tia, não – Cartas a quem ousa ensinar. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2012, 23ª ed. – rev. e atualizada.
GADOTTI, Moacir. Convite à Leitura de Paulo Freire. Scipione, São Paulo, 1989.
SAUL, Ana M., BRITO Regina Lúcia G.L.de, ALVES OSB, Dom Robson M. (org.) – Paulo Freire: contribuições para o ensino, a pesquisa e a gestão da educação. Letra Capital, Rio de Janeiro, 2014.

(Foto: Slobodan Dimitrov CC BY-SA 3.0)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Alexandre Saul

Alexandre Saul

Doutorando em Educação (PUC-SP), onde desenvolve a pesquisa “Mudar é difícil mas é possível e urgente: referenciais e práticas da pedagogia freireana na formação continuada de educadores”. É membro do grupo de pesquisa do CNPq - O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. É ator do grupo de teatro Arte Tangível (artetangivel.wordpress.com). (Foto: Acervo pessoal)

Fernanda Quatorze Voltas

Fernanda Quatorze Voltas

Doutoranda em Educação da FEUSP, onde desenvolve a pesquisa "Políticas e práticas de formação de professores, de inspiração freireana, na atualidade: o caso do município de Guarulhos".

Silvia Andrade da Silva Telles

Silvia Andrade da Silva Telles

Foi coordenadora do MOVA – Movimento de Alfabetização da SME de São Paulo/ Gestão Paulo Freire; assessora técnica nas Secretarias Municipais de Educação de São Paulo, Diadema, Santo André e Suzano e no Instituto Nacional e Estudos Pedagógicos (INEP/MEC) e na Fundação Carlos Chagas. (Foto: Acervo pessoal)

Data

04/09/2015 a 02/10/2015

Dias e Horários

Sextas, 14h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira