Atividades

Paradigmas da expansão capitalista e as consequências socioambientais

Capitalismo e Colapso Ambiental

Voltar para o início Capitalismo e Colapso Ambiental

Programa

Em sua formulação mais essencial, o livro Capitalismo e Colapso Ambiental (Editora da Unicamp, 2015, 2a ed. 2016) desenvolve a tese de que o paradigma expansivo do capitalismo global é necessariamente insustentável em termos ecológicos e está colocando as sociedades contemporâneas em uma trajetória de colapso ao mesmo tempo social e ambiental.

Essa trajetória de colapso exprime-se em quatro dossiês cuja gravidade é crescente e cuja dinâmica está em aceleração:
1. Mudanças climáticas;
2. Deterioração antropogênica da biosfera;
3. Poluição e intoxicação química dos organismos;
4. Concentração do poder econômico e político nas mãos das corporações e regressão da democracia, sendo este quarto dossiê ao mesmo tempo a principal causa dos três precedentes e o principal obstáculo a toda ação política concertada no sentido de mitigar seus impactos.

A esperança de tornar sustentável a economia capitalista globalizada pode ser considerada como a mais extraviadora ilusão do pensamento político, social e econômico contemporâneos. 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Luiz Marques

Luiz Marques

Historiador da Arte, professor da Unicamp, autor do livro “Capitalismo e Colapso Ambiental”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/01/2018 a 17/01/2018

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis