Atividades

A trajetória de Carolina Maria de Jesus

Carolina: uma biografia

Voltar para o início Carolina: uma biografia

Programa

A palestra apresenta a complexa trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus.  Da infância pobre, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que peregrinou na juventude em busca de trabalho e de diagnóstico e cura para uma doença nas pernas, até sua chegada a São Paulo onde se instalou na favela do Canindé.

Aborda não somente sua relação com os filhos e o momento de ascensão, devido ao sucesso editorial do livro Quarto de despejo, mas também, o declínio em razão do desinteresse do mercado editorial e dos leitores em relação às suas publicações posteriores, o que, acrescido da sua personalidade forte e das barreiras sociais e discriminatórias brasileiras, levou a escritora retornar à mesma condição de pobreza em que viveu boa parte da sua vida.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Tom Farias

Tom Farias

Carioca, graduado em Letras, com especialização em literatura afro-brasileira do século 19, e também é formado em Comunicação Social, na modalidade de Jornalismo, área que trabalha há anos. É escritor, jornalista, crítico literário, biógrafo, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Publicou livros nas áreas de biografia, critica literária, ensaio e romance, com destaque para as afro-biografias “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, finalista do prêmio Jabuti 2009, e “José do Patrocínio: a pena da abolição”, já em segunda edição. Como romancista, publicou “A Bolha” e “Toda Fúria”. É autor de “Carolina, uma biografia”, finalista do Jabuti do ano de 2019, e vencedor do prêmio Flup. Entre seus 18 livros, consta também “Escritos negros: crítica e jornalismo literário”, seleção de textos publicados na imprensa brasileira ao longo das últimas décadas. Dentre os diversos prêmios recebidos, destacam-se da Academia Brasileira de Letras (ABL), da Câmara Catarinense do Livro e do Governo do Estado de Santa Catarina. Atualmente trabalha para o jornal Folha de S. Paulo, onde escreve uma coluna semanal. No subúrbio carioca, no bairro de Manguinhos, uma biblioteca local homenageia – a “Biblioteca Tom Farias”. Em São Paulo, é Embaixador do Instituto Adus, em prol de refugiados africanos. Em 2021, foi eleito imortal da Academia Carioca de Letras.
(Foto: André Godoy)

Data

28/09/2018 a 28/09/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora