Atividades

Gestão e sustentabilidade de espaços culturais

Curso Presencial
Casas espaços de produções culturais: Metamorfose, Mata Adentro e Casa Amarela

Voltar para o início Casas espaços de produções culturais: Metamorfose, Mata Adentro e Casa Amarela

Programa

No encontro deste mês as gestoras da Casa Metamorfose, o gestor do Ateliê Mata Adentro e a gestora da Casa Amarela conversam com o público sobre a sustentabilidade e as propostas desses espaços.

Mata Adentro Ateliê: escola e arteterapia é um convite à sensibilização das dinâmicas do espaço natural, um laboratório de produção de suportes de experimentação de linguagens. Trata-se de um lugar onde materiais recuperados principalmente madeira, ferro, terra e plantas coletadas do lixo urbano são transformados em instalações, esculturas, pinturas e ambientes que fomentam os encontros.

Casa Metamorfose é a sede do coletivo Dasdoida, que é um desmembramento das estratégias de saúde mental desenvolvidas no contexto da saúde pública, visando ampliar sua integração com a cultura a partir dos conhecimentos da Dra. Nise da Silveira.

A Casa Amarela da Vila Romana foi construída em 1921 pelo italiano Angelo de Bortoli para abrigar imigrantes que chegavam ao Brasil. Atualmente a Casa é preservada por sua bisneta Janice de Piero, que transformou a casa em centro de cultura e arte. A Casa Amarela da Vila Romana foi tombada pelo CONPRESP em 2021.

*O Sesc, por meio do Centro de Pesquisa e Formação, disponibilizará o transporte para o deslocamento para os três espaços culturais, com a saída do ônibus às 12h45 da Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, Bela Vista, com previsão de retorno, às 20h, no mesmo endereço.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno

Graduado em Comunicação Social pela ESPM é o idealizador do Ateliê Mata Adentro e artista que expõe nesse espaço obras em sua maioria imersivas sobrepondo narrativas ancestrais e energias fluídas voltadas à cura vibracional e a experimentação educativa.
(Foto: Tati Cavalin)

Janice de Piero

Janice de Piero

Graduada em artes plásticas na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atualmente é gestora e idealizadora dos projetos artísticos da Casa Amarela da Vila Romana. Com a chegada da especulação imobiliária na região, fundou o MOVER - Movimento de Oposição à Verticalização Abusiva.
(Foto: Werther Santana)

Júlia Catunda Garcia de Abreu

Júlia Catunda Garcia de Abreu

Médica psiquiatra, atua no SUS desde a sua fundação. A partir de 2008 desenvolve o Coletivo Dasdoida com projetos de moda, desenho, artesanato, culinária e ações ambientais.
(Foto: Luiza Catunda Garcia de Abreu)

Marcia Regina de Oliveira

Marcia Regina de Oliveira

Psicóloga, gestalt-terapeuta e artista visual com experiências em projetos sociais com crianças, adolescentes e PcD.
(Foto: Luiza Catunda Garcia de Abreu)

Data

25/04/2024 a 25/04/2024

Dias e Horários

Quinta, 13h às 20h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 25/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora