Atividades

Ciclo vai discutir a história da indústria da música gravada e alguns de seus atuais modelos de negócio.

Ciclo Indústria da Música Gravada

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Programa

Este Ciclo empreende uma reflexão sobre a música como produto comercial de larga escala estabelecida à partir de sua fixação em suporte reprodutível. Partindo de uma contextualização histórica, passando por conceitos e divisões desta que hoje chamamos de indústria do disco, pretendemos chegar a uma compreensão das razões da existência dos modelos de negócio estabelecidos, assim como uma reflexão sobre os desafios atuais. A compreensão dos aspectos comerciais centrais da produção musical (incluindo o mercado editorial) pretende propiciar instrumentos para aqueles que pretendam aventurar-se em explorá-la, de forma direta ou indireta, prática ou teórica. O Ciclo vai abordar, no decorrer de 4 aulas, os seguintes tópicos:

 

→ 19/06 – História da indústria musical

Panorama da indústria da música, constituída sobre a comercialização do “fonograma” em diversos formatos ao longo da história, gerando negócios específicos e obrigando tal indústria a reinventar-se constantemente.

 

Tópicos:

• Surgimento do valor mercadológico da música

• Estrutura da indústria pré-dominação do fonograma

• Constituição de negócios específicos

• Reinvenção constante e necessária

 

Com Henrique Fares, diretor de relações com a indústria musical pra a América Latina na Deezer. Tem mestrado em Indústrias Culturais e Novas Tecnologias pela Universidade de Paris VIII. Iniciou sua carreira na produção de eventos musicais em Belo Horizonte, trabalhou em festivais na França, e posteriormente trabalhou na Microsoft.

 

→ 26/06 - Música e tecnologia: panorama geral e principais conceitos

A relação entre música e tecnologia, tensão que ao longo da história reconfigurou as práticas de produção e fruição musical.

Tópicos:

• Histórico da revolução da internet

• Ecossistema atual da tecnologia na indústria musical (comercial e promocional)

• O DNA da indústria musical – conteúdo

 

Com Henrique Fares.

 

→ 03/07 - Indústria fonográfica: funcionamento, receitas, modelos (os novos selos)

Esboço de alguns dos modelos de negócio da indústria da música, dentre eles gravação/distribuição de disco, promoção independente, e mercado de música ao vivo.

 

Tópicos:

• Gravação/distribuição de disco

• Promoção independente

• Organização de shows

• Novas formas de viabilizar economicamente a carreira de músico

 

Com Henrique Fares.

 

→ 10/07 - Mercado editorial: funcionamento, receitas e modelos

As funções de uma editora no mercado da música gravada, abordando questões relacionadas ao universo das editoras, como direitos autorais e fontes de receita para músicos.

 

Tópicos:

• Conceitos básicos sobre direitos autorais

• Fontes de receita (nacional e internacional)

• Organização do músico para a geração de receita

 

Com Daniel Campello Queiroz.

(Foto: Victor Grigas CC BY-SA 3.0)

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Henrique Fares

Henrique Fares

Diretor de relações com a indústria musical pra a América Latina na Deezer. Tem mestrado em Indústrias Culturais e Novas Tecnologias pela Universidade de Paris VIII. Iniciou sua carreira na produção de eventos musicais em Belo Horizonte, trabalhou em festivais na França, e posteriormente trabalhou na Microsoft. (Foto: Acervo pessoal)

Daniel Campello Queiroz

Daniel Campello Queiroz

Advogado graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO em 2004; Mestre em Propriedade Intelectual pelo PPED/UFRJ, em 2013. Doutorando em Propriedade Intelectual pelo PPED/UFRJ desde 2016. Membro da OAB/RJ desde 2004. Atua na área de Direito Autoral desde 2005. Diretor Executivo da CQRights (que trabalha com o conceito de personalized rights management) e sócio fundador do escritório Campello Queiroz advogados, especializado em Direito Autoral. Autor de uma série de artigos científicos e jornalísticos, é palestrante com intensa atividade no Brasil e no exterior.

Bibliografia

QUEIROZ, Daniel Campello. Relação entre Compositores e Editoras Musicais: instituições, contratos, cooperação e conflito. Dissertação de Mestrado em Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. Programa de pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia - UFRJ, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: 

http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pped/dissertacoes_e_teses/Daniel_Pesso_Campello.pdf

 

Data

19/06/2015 a 10/07/2015

Dias e Horários

Sextas, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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