Ciclo Indústria da Música Gravada
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Este Ciclo empreende uma reflexão sobre a música como produto comercial de larga escala estabelecida à partir de sua fixação em suporte reprodutível. Partindo de uma contextualização histórica, passando por conceitos e divisões desta que hoje chamamos de indústria do disco, pretendemos chegar a uma compreensão das razões da existência dos modelos de negócio estabelecidos, assim como uma reflexão sobre os desafios atuais. A compreensão dos aspectos comerciais centrais da produção musical (incluindo o mercado editorial) pretende propiciar instrumentos para aqueles que pretendam aventurar-se em explorá-la, de forma direta ou indireta, prática ou teórica. O Ciclo vai abordar, no decorrer de 4 aulas, os seguintes tópicos:
→ 19/06 – História da indústria musical
Panorama da indústria da música, constituída sobre a comercialização do “fonograma” em diversos formatos ao longo da história, gerando negócios específicos e obrigando tal indústria a reinventar-se constantemente.
Tópicos:
• Surgimento do valor mercadológico da música
• Estrutura da indústria pré-dominação do fonograma
• Constituição de negócios específicos
• Reinvenção constante e necessária
Com Henrique Fares, diretor de relações com a indústria musical pra a América Latina na Deezer. Tem mestrado em Indústrias Culturais e Novas Tecnologias pela Universidade de Paris VIII. Iniciou sua carreira na produção de eventos musicais em Belo Horizonte, trabalhou em festivais na França, e posteriormente trabalhou na Microsoft.
→ 26/06 - Música e tecnologia: panorama geral e principais conceitos
A relação entre música e tecnologia, tensão que ao longo da história reconfigurou as práticas de produção e fruição musical.
Tópicos:
• Histórico da revolução da internet
• Ecossistema atual da tecnologia na indústria musical (comercial e promocional)
• O DNA da indústria musical – conteúdo
Com Henrique Fares.
→ 03/07 - Indústria fonográfica: funcionamento, receitas, modelos (os novos selos)
Esboço de alguns dos modelos de negócio da indústria da música, dentre eles gravação/distribuição de disco, promoção independente, e mercado de música ao vivo.
Tópicos:
• Gravação/distribuição de disco
• Promoção independente
• Organização de shows
• Novas formas de viabilizar economicamente a carreira de músico
Com Henrique Fares.
→ 10/07 - Mercado editorial: funcionamento, receitas e modelos
As funções de uma editora no mercado da música gravada, abordando questões relacionadas ao universo das editoras, como direitos autorais e fontes de receita para músicos.
Tópicos:
• Conceitos básicos sobre direitos autorais
• Fontes de receita (nacional e internacional)
• Organização do músico para a geração de receita
Com Daniel Campello Queiroz.
(Foto: Victor Grigas CC BY-SA 3.0)
(Foto: Victor Grigas CC BY-SA 3.0)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Henrique Fares
Diretor de relações com a indústria musical pra a América Latina na Deezer. Tem mestrado em Indústrias Culturais e Novas Tecnologias pela Universidade de Paris VIII. Iniciou sua carreira na produção de eventos musicais em Belo Horizonte, trabalhou em festivais na França, e posteriormente trabalhou na Microsoft. (Foto: Acervo pessoal)
Daniel Campello Queiroz
Advogado graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO em 2004; Mestre em Propriedade Intelectual pelo PPED/UFRJ, em 2013. Doutorando em Propriedade Intelectual pelo PPED/UFRJ desde 2016. Membro da OAB/RJ desde 2004. Atua na área de Direito Autoral desde 2005. Diretor Executivo da CQRights (que trabalha com o conceito de personalized rights management) e sócio fundador do escritório Campello Queiroz advogados, especializado em Direito Autoral. Autor de uma série de artigos científicos e jornalísticos, é palestrante com intensa atividade no Brasil e no exterior.
Bibliografia
QUEIROZ, Daniel Campello. Relação entre Compositores e Editoras Musicais: instituições, contratos, cooperação e conflito. Dissertação de Mestrado em Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. Programa de pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia - UFRJ, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em:
http://www.ie.ufrj.br/images/pos-graducao/pped/dissertacoes_e_teses/Daniel_Pesso_Campello.pdf
Data
19/06/2015 a 10/07/2015
Dias e Horários
Sextas, 15h às 18h.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
Valores
R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira
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