Atividades

Em Rio Cigano, a diretora Julia Zaika faz sua estreia na direção de longa metragem

Cine Debate: “Rio Cigano”

Voltar para o início Cine Debate: “Rio Cigano”

Programa

O filme conta a história da cumplicidade entre duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes. Durante uma viagem, os ciganos se veem obrigados a atravessar a fazenda de um Conde, de onde são expulsos. Em meio ao tumulto da fuga, uma das meninas se perde do grupo e é raptada pelo fazendeiro. Ela é criada no casarão da fazenda como servente da Condessa que, obcecada em não envelhecer, tudo suga e destrói a sua volta. Reka cresce absorvida pelo trabalho e se agarra às poucas lembranças da vida cigana. Kaia, por sua vez, é criada pela própria família até deixar o acampamento e partir sozinha em busca de Reka. 

 

A narrativa de "Rio Cigano" é inspirada na tradição oral cigana, combinada a temas como a vaidade. É hora de uma cigana chamada Kaia contar a história. Uma menina forte, que sabe o que quer e luta por isso. Uma personagem capaz de nos fazer voar sobre seus sonhos, lembranças, medos. O universo cigano brasileiro se mistura aos ciganos do leste europeu, em um filme que vai além dos limites geográficos. A amizade entre duas meninas ciganas em contraste com a violência de uma condessa. A beleza dos elementos é filmada de uma maneira sensível, os acontecimentos mágicos são uma possibilidade. O universo fílmico é particularmente feminino e faz surgir uma história onde sinais de amor atravessam as camadas que insistem em dilacerar a vida.  

 

Após a exibição, haverá debate com a presença da diretora Julia Zaika.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Julia Zaika

Julia Zaika

Bacharel em Audiovisual pela ECA-USP. Formação com ênfase em Direção e Fotografia. Dirigiu cinco curta-metragens. 

Data

17/10/2015 a 17/10/2015

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora