Comida e consumo midiático
Voltar para o início
Programa
Neste curso pretende-se refletir sobre como se dá e qual é o impacto social e cultural das representações midiáticas do cozinhar e do comer. A proposta ilumina o fato de que a alimentação está cada vez mais presente nos produtos culturais e processos comunicacionais, permitindo que o consumo alimentar também faça parte de um consumo midiático. Desta forma, compreender estas relações não significa apenas uma outra forma de refletir sobre a alimentação contemporânea, mas também de buscar uma compreensão das sociedades ocidentais. Serão abordados conteúdos como: a comida na literatura, sua presença em tratados de saúde, registro de viagens, biografias, livros de receita e guias de restaurantes documentam e influenciam a culinária real; a construção da gastronomia como discurso cultural e crítico no jornalismo gastronômico; como as narrativas ficcionais cinematográficas criam representações de comida e comensalidade; os programas de culinária e sua influência na criação do imaginário contemporâneo em torno da comida, dos responsáveis por ela e dos diferentes estilos de vida que ela pode inspirar; e a presença da comida na internet e suas redes sociais, e as novas relações entre comensalidade e distinção.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Maria Henriqueta Gimenes-Minasse
Graduada em Turismo pela UFPR, Mestre em Sociologia e Doutora em História pela mesma instituição, com estágio pós-doutoral na Universidad de Vigo. É professora dos Programas de Pós-Graduação em Hospitalidade e em Gestão em Alimentos de Bebidas na UAM.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
AMARAL, Renata Maria do. Gastronomia: Prato do dia do jornalismo cultural. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013. COLLINS, Kathleen. Watching what we eat: The evolution of cooking shows. Nova York/Londres: Continuum, 2009.
BARBOSA, Livia; GOMES, Laura Graziela. Culinária de papel. Rio de Janeiro, Revista Estudos Históricos, no 33, CPDOC/FGV, 2004, p. 3-23.
CORDOVA, Alyssa; RICHARDS, Heather. Acquired taste: food and the art of consumption. New York: Grand Central Press, 2012.
CRAMER, Janet; GREENE, Carlnita; WALTERS, Lynn. Food as communication, communication as food. New York: Peter Lang Publishing, 2011.
JACOB, Helena Maria Afonso. Gastronomia, culina?ria e mi?dia: Estudo dos ambientes midia?ticos e das lin-guagens da comida e da cozinha. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013.
JOHNSTON, Josée; RODNEY, Alexandra; CHONG, Phillipa. Making change in the kitchen? A study of celebri-ty cookbooks, culinary personas, and inequality. In: Poetics, 47, 2014, p.1-22.
KELLER, James. Food, film and culture: a genre study. New York: McFarland & Company, 2006.
KETCHUM, Cheri. The essence of cooking shows: How the Food Network constructs consumer fantasies. Journal of Communication Inquiry, vol. 29, no. 3, julho 2005, p. 217-234.
MARTENS, Lydia; WARDE, Alan. Eating out: social differentiation, consumption and pleasure. Cambridge: Cambridge University, 2008.
NACCARATO, Peter; LeBESCO, Kathleen. Culinary capital. London/New York: BERG, 2012.
PARASECOLI, Fabio. Food in popular culture. New York: Blomsburry Academic, 2008.
ROUSSEAU, Signe. Food media: Celebrity chefs and the politics of everyday interference. Nova York: Bloomsbury Academic, 2012.
___________. Food and social media: You are what you tweet. Lanham: AltaMira Press, 2012.
ZIMMERMAN, Steve. Food in the movies. 2.ed.McFarland: New York, 2009.
Data
13/10/2015 a 17/11/2015
Dias e Horários
Terças, 19h30 às 21h30.