Compromisso de Túnis, 2005
Voltar para o inícioPrograma
O terceiro encontro do ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro" - que tem a curadoria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -, discute o papel das Nações Unidas em reunir diversas partes interessadas em uma Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) com o objetivo de debater questões relacionadas ao desenvolvimento e inclusão na chamada sociedade da informação.
A CMSI ocorreu em duas edições: a primeira na cidade de Genebra, em 2003, e a segunda em Túnis, em 2005. A Cúpula adotou quatro documentos que, além de estabelecer uma série de princípios relativos à construção da chamada Sociedade da Informação, plasmou conceitos fundamentais para se compreender as dinâmicas relacionadas aos tratamentos dos principais desafios relacionados à gestão da rede. A CMSI foi, assim, fundamental em traçar um caminho para a evolução dos debates sobre governança da Internet.
Apesar de se tratar de um evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de uma demanda da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Cúpula foi marcada por seu caráter multissetorial: representantes dos diferentes setores puderam participar das discussões e influenciar em seus resultados e definições.
Os documentos da CMSI foram reunidos em português nos Cadernos CGI.br "Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação", sendo o "Compromisso de Túnis" objeto da leitura comentada nesta ocasião.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Carlos Alberto Afonso
Consultor do Instituto Nupef, foi um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil ao criar o Alternex em 1987 como um sistema de troca de mensagens experimental para entidades civis, que viria a evoluir para o primeiro provedor de serviços de Internet do país em 1989. Em 1995, enquanto era um dos diretores do IBASE, trabalhou para a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do qual foi membro até 2017.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/06/2018 a 14/06/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.