Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade
Voltar para o inícioPrograma
O Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM/USP) realiza junto com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, o III Simpósio Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade, que reúne pesquisadores de diversas áreas para analisarem os recentes eventos, veiculados pela mídia impressa, envolvendo a censura e a liberdade de expressão.
Extinta a censura estatal, ou oficial, na maioria dos países ocidentais, diferentes mecanismos de controle vêm sendo usados para fiscalizar e interditar a livre expressão. Por meios de ações judiciais, pressão econômica, precarização do trabalho no jornalismo, classificação indicativa e outras formas de autoritarismo, livros são confiscados, espetáculos são impedidos de estrear, indenizações milionárias procuram inibir a crítica e a denúncia. Este cenário será tema deste Simpósio que dividirá suas seções em: Arte; Cinema e Televisão; Política; Educação; Mídias Digitais, Pornografia; Humor; Trabalho; Classificação Indicativa, Linguagem, Processos Judiciais, Jornalismo.
PROGRAMAÇÃO
13/11
Mesa 1: Liberdade de Expressão na Produção Artística e Científica | 10h ás 12h
Coordenação: Maria Cristina Castilho Costa. Com Afonso Antonio Machado, Cláudia Mogadouro, Elias Thomé Saliba, Lia Amaral, Renata Pallottini.
Mesa 2: Liberdade de Expressão e Controle Social | 14h às 16h
Coordenação: Mayra Rodrigues Gomes. Com Andrea Limberto, Ivan Paganotti, Patrícia Blanco, Walter de Sousa.
Lançamento do livro Liberdade de expressão e seus limites (OBCOM/Palavra Aberta, 2015) | 16h às 16h30
Mesa 3: Liberdade de expressão e seus limites | 16h30 às 18h30
Coordenação: Roseli Figaro Paulino. Com Adilson Citelli, Barbara Heller, Claudia Nonato, Ferdinando Martins, Fernando Pachi.
14/11
Mesa 4: Liberdade de expressão e suas fronteiras |10h às 12h
Videoconferência com Portugal e Espanha. Com Ana Cabrera, Paulina Numhauser e Rui Cádima.
Leitura dramática da peça “Sortilégio”, de Abdias do Nascimento, seguida de debate.
:: Haverá tradução simultânea espanhol-português.
:: Haverá tradução simultânea espanhol-português.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.
Foto: Priyambada-Nath
Palestrantes
Elias Thomé Saliba
Historiador, professor titular do Departamento de História da FFLCH da USP, pesquisador 1A do CNPq, coordenador do site humorhistoria.wordpress.com e autor, entre outros livros, de Raízes do Riso (Cia. das Letras) e Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários: ensaios de História Cultural do Humor (Intermeios/USP,2018). Organizador do livro Modernismo: o lado oposto e os outros lados (Edições Sesc).
(Foto: Acervo Pessoal)
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Cristina Castilho Costa
Professora titular de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Renata Pallottini
Dramaturga, ensaísta, tradutora, escritora e poeta. Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
(Foto: Acervo pessoal)
Mayra Rodrigues Gomes
Professora da ECA/USP, vice-coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP. É autora, entre outros, de Poder no Jornalismo, Comunicação e identificação e Palavras Proibidas, pressupostos e subentendidos na censura teatral.
(Foto: Acervo Pessoal)
(Foto: Acervo Pessoal)
Adilson Citelli
Professor da ECA/USP. É autor de Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006); organizador de Educomunicação. Imagens do professor na mídia (Paulinas, 2012).
Afonso Antonio Machado
Graduado em Filosofia e Pedagogia, mestre e doutor em Educação pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências da UNESP. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte).
Ana Maria dos Santos Cabrera
Pesquisadora do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), associado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora da Coleção Media e Jornalismo (Edições Alêthea). Diretora da linha de investigação História dos Media e do Jornalismo.
Andrea Limberto
Pós-doutoranda da ECA/USP, com o projeto #Nos Termos da Interdição, analisando processos de interdição, linguagem e mídias digitais. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.
Bárbara Heller
Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista. Doutora em Teoria Literária pela Unicamp.
Cláudia Mogadouro
Criadora e coordenadora do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação. É historiadora com doutorado pela ECA-USP e formadora audiovisual de professores da rede municipal de São Paulo e da rede municipal de Campinas.
(Foto: Acervo Pessoal)
(Foto: Acervo Pessoal)
Cláudia Nonato
Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e editora executiva da revista Comunicação & Educação. Docente dos cursos de graduação em Comunicação Social do FIAM-FAAM Centro Universitário, e pesquisadora associada do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP).
Fernando Pachi
Pós-doutorando da ECA/USP. Professor da Faculdade de Tecnologia Termomecânica e da Universidade Paulista. Doutor em Linguística pela UNICAMP, mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.
Ivan Paganotti
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela USP. É repórter freelancer da Editora Abril. Professor de jornalismo no Colégio Stockler e de Ética da Interação Digital no curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos na USP.
Lia Amaral
Professora do Instituto de Física da USP. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada.
Paulina Numhauser
Professora no departamento de História da Universidade de Alcalá de Henares (Espanha). Coordenadora do grupo de pesquisas sobre Escrituras Silenciadas (GES).
Patrícia Blanco
Graduada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR e membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
(Foto: Acervo Pessoal)
(Foto: Acervo Pessoal)
Roseli Figaro
Professora da ECA/USP, coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho. Autora de Comunicação e trabalho – Estudo de recepção: o mundo do trabalho como mediação da comunicação e Na cena paulista, o teatro amador. Circuito alternativo e popular de cultura (1927-1945).
Rui Cádima
Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa. Presidente do Centro de Investigação Media e Jornalismo. Entre seus livros estão: A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa (Edições Formalpress, 2010) e Crise e Crítica do Sistema de Media - O Caso Português (Edições Formalpress, 2009).
Data
13/11/2015 a 14/11/2015
Dias e Horários
Sexta, 10h às 18h30. Sábado, 10h às 18h.
Local
Valores
Grátis
Inscreva-se agora