Atividades

Interfaces com ciência, tecnologia e ambiente

Comunicação, política e representação

Voltar para o início Comunicação, política e representação

Programa

O livro 'Comunicação, política e representação: interfaces com ciência, tecnologia e ambiente' foi publicado pela editora Hucitec, com apoio da FAPESP. Ele reúne trabalhos que trazem elementos empíricos e teóricos para pensar de que maneiras as práticas de comunicação estão implicadas na forma como a ciência e a tecnologia se relacionam com a tomada de decisão e a forma como as agendas acerca de temas ambientais se conformam na atualidade por meio da mídia.

A ciência e a tecnologia que aparecem nas páginas de jornais e revistas, e nas telas de TVs e computadores, ajudam a constituir o modo como entendemos problemas como desmatamento, mudanças climáticas e poluição, além de questões de gênero e os desafios da cidade.

Contudo, não se trata aqui apenas de pensar as representações sobre as ciências e tecnologias na mídia, mas pensar também de que forma as tecnologias ajudam a reconfigurar práticas de comunicação e interação com os conhecimentos técnicos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Capa do livro Comunicação, política e representação)

Palestrantes

Juliana Giaretta

Juliana Giaretta

Bióloga, Especialista em Saúde Ambiental, Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação em universidades particulares de São Paulo e na formação de agentes sustentáveis/de saúde junto à uma Organização Não-Governamental (ONG). É pesquisadora da Rede SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável. JSuas áreas de interesse são: Sustentabilidade, Planejamento Urbano Local, Governança, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para engajamento cívico e movimentos sociais urbanos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniela Araújo

Daniela Araújo

Doutora em Política Científica e Tecnológica (Instituto de Geociências da Unicamp) e Mestre em Divulgação Científica e Cultural (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor/Unicamp). Atualmente está envolvida com o coletivo MariaLab, hackerspace feminista que atua em temas ligados à cultura hacker e os conhecimentos que unem política, gênero e tecnologia. Os temas de trabalho da pesquisadora estão relacionados com gênero e tecnologia, política e ativismo na internet, cultura hacker, interatividade em meios digitais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/11/2018 a 09/11/2018

Dias e Horários

Sexta, 16h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora