Conservação de acervos fotográficos
Voltar para o início
Programa
É do nosso conhecimento que os objetos sofrem danos, às vezes irreversíveis, conforme sua vida se prolonga. Por isso é importante o estudo e o entendimento de sua base e suas vulnerabilidades, para que, assim, possamos evitar que o patrimônio se perca. Para tanto, precisamos seguir algumas regras de conservação e de documentação. A oficina propõe a apresentação dos princípios básicos de conservação de fotografias, dos principais problemas de deterioração e de seus conceitos. Discutindo as práticas de acondicionamento, a guarda, o manuseio e a catalogação. A oficina inclui ainda uma atividade prática de higienização de fotografias.
1º Dia: Acervos Fotográficos: conceitos de conservação do patrimônio cultural; estrutura e componentes das fotografias físico-químicas; agentes e processos de deterioração e comportamento dos materiais fotográficos físico-químicos.
2º Dia: Controle e monitoramento ambiental para preservação de fotografias; reserva técnica; acondicionamento e armazenamento de fotografias.
3º Dia: Procedimentos de higienização dos materiais fotográficos físico-químicos; atividade: Higienização de fotografias do acervo pessoal do aluno.
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de outubro, às 14h, na Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
30 vagas.
(Foto: Estádio Varanda)
Palestrantes

Marília Fernandes
Material
Cada aluno deve trazer 2 fotografias antigas em papel e 1 tira de negativos ou 1 slide.
Data
19/11/2013 a 03/12/2013
Dias e Horários
Terças, 14h às 17h.