Atividades

Apresentação dos princípios básicos de conservação de fotografias, seus conceitos e os principais problemas de deterioração.

Conservação de acervos fotográficos

Voltar para o início Conservação de acervos fotográficos

Programa

É do nosso conhecimento que os objetos sofrem danos, às vezes irreversíveis, conforme sua vida se prolonga. Por isso é importante o estudo e o entendimento de sua base e suas vulnerabilidades, para que, assim, possamos evitar que o patrimônio se perca. Para tanto, precisamos seguir algumas regras de conservação e de documentação. A oficina propõe a apresentação dos princípios básicos de conservação de fotografias, dos principais problemas de deterioração e de seus conceitos. Discutindo as práticas de acondicionamento, a guarda, o manuseio e a catalogação. A oficina inclui ainda uma atividade prática de higienização de fotografias.

1º Dia: Acervos Fotográficos: conceitos de conservação do patrimônio cultural; estrutura e componentes das fotografias físico-químicas; agentes e processos de deterioração e comportamento dos materiais fotográficos físico-químicos.

2º Dia: Controle e monitoramento ambiental para preservação de fotografias; reserva técnica; acondicionamento e armazenamento de fotografias.

3º Dia: Procedimentos de higienização dos materiais fotográficos físico-químicos; atividade: Higienização de fotografias do acervo pessoal do aluno.

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de outubro, às 14h, na Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

30 vagas.

(Foto: Estádio Varanda)

Palestrantes

Marília Fernandes

Marília Fernandes

Conservadora de fotografias e docente no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia na FAAP. Formada pelo programa de Mestrado em Preservação de Fotografias e Gestão de Acervos, do Museu de Fotografia e Filme George Eastman House (Rochester-EUA) em parceria com a Ryerson University (Toronto-Canadá).  

 

Material

Cada aluno deve trazer 2 fotografias antigas em papel e 1 tira de negativos ou 1 slide.

Data

19/11/2013 a 03/12/2013

Dias e Horários

Terças, 14h às 17h.

Local

Valores