Atividades

O pensamento freireano enquanto prática e atravessamento na ação cultural.

Curso On-Line
Cultura como prática da Liberdade

Voltar para o início Cultura como prática da Liberdade

Programa

Esse ciclo de debate é motivado pelo centenário do educador Paulo Freire, um dos maiores pensadores de políticas públicas para educação em muitos países, é composto de cinco encontros que apresentam práticas colaborativas mediadas por atores sociais que - presentes em diferentes tecidos culturais - sonham com novos significados para a cultura e a educação formal e não formal.

29/9 - A pedagogia freireana é prática
Educadores contam sobre os seus encontros e suas histórias com o educador Paulo Freire. O cartunista Claudius Ceccon narra três momentos vivenciados com o educador Paulo Freire. Durante o golpe civil/militar em 1964, no exílio, na Suíça, em Genebra e no final da década de 70, início da abertura política. Também Andrea e Marcos Barreto contam as relações dos seus pais José Carlos e Vera Lucia Barreto, o casal Barreto, educadores populares que conviveram com Paulo Freire e desenvolveram um trabalho voltado para a formação de educadores populares.
Com Claudius Ceccon, Andréia Barreto e Marcos Barreto.
Mediação: Fernando Almeida.

6/10 - Intersecção entre cultura, arte e o pensamento de Paulo Freire
A partir de suas práticas e proposições lúdicas, os convidados tecerão reflexões sobre o atravessamento do pensamento freireano e sua intersecção na arte e nas experiências estéticas proporcionadas a partir das artes cênicas e dos brinquedos populares.
Com Adelsin Murta e Dinho Lima Flor.
Mediação: Sabrina da Paixão.

13/10 - Práticas com o território em uma perspectiva freireana
Visando a divulgação de projetos educativos em determinados territórios, esse encontro apresenta experiência das parecerias entre escolas e instituições que trabalham com educação não formal. Ressalta a importância da complementaridade entre o ensino sistematizado e as trocas de conhecimentos advindas das relações entre as pessoas e o mundo ao redor.
Com Ivoneide Campos Pereira e Nathalia Quarz Magalhães.
Mediação: Maria Augusta de Araujo.

20/10 - As leituras de mundo são práticas ancestrais
Processos educativos que consideram a participação e o compromisso com os saberes que são transmitidos por gerações. Busca-se a compreensão da história das pessoas e do território, bem como elementos relacionados à natureza e a espiritualidade.
Com Rita Gomes do Nascimento e Cleiton Ferreira de Souza.
Mediação: Edson Martins Moraes.

27/10 - Prática de produção de audiovisual como uma forma de prática da liberdade
O encontro destaca a importância de registrar em audiovisual as práticas educativas realizadas com a participação de coletivos artísticos, também discute as formas de divulgação de projetos colaborativos para além das redes sociais.
Com Tom Hamburguer e Gabriel Priolli.
Mediação: Silvia Cristina Garcia.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Fernando José de Almeida

Fernando José de Almeida

Doutor em Filosofia da Educação, membro da Academia Paulista de Educação e do conselho do Museu da Língua Portuguesa. Mestre e doutor em Filosofia da Educação pela PUC SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dinho Lima Flor

Dinho Lima Flor

Pernambucano do agreste, estudou artes na Faculdade São Judas. Fez parte de importantes grupos de São Paulo como Casa Laboratório para as Artes do Teatro e o Teatro Ventoforte. É um dos fundadores da Cia. Do Tijolo.
(Foto: Divulgação)

Sabrina da Paixão

Sabrina da Paixão

Doutora em Educação (FE/USP), integra o lab_arte -laboratório experimental em arte-educação e cultura. Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Foi supervisora do programa BiblioSesc de 2014 a 2019 no Sesc Osasco.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cleiton Ferreira

Cleiton Ferreira

Especialista em Gestão Cultural pelo CPF-SESC, cofundador da Comunidade Cultural Quilombaque, onde atua como gestor de Relações Interinstitucionais, coordenador da Queixada Agência de Desenvolvimento Eco Cultural Turístico e do Museu Territorial de Interesse da Cultura e da Paisagem Tekoa Jopo'í.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Maria Augusta Maia de Araujo

Maria Augusta Maia de Araujo

Pedagoga, especialista em Gestão Cultural, atua há 30 anos na educação. Atualmente é assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, junto ao Núcleo de Infâncias e Juventudes.
(Foto: Acervo Pessoal)

 Adelson Murta Filho

Adelson Murta Filho

Brincante, graduado em Artes Visuais, é escritor, ilustrador e observador dos movimentos da infância. Integrante da Casa das 5 Pedrinhas, atua há mais de trinta anos com a pesquisa, documentação e irradiação da cultura das crianças. Vive no Vale do Jequitinhonha, MG, onde aprende com os mestres populares e mantém um "quintal vivo para a observação de crianças brincando".

Andréia Barreto

Andréia Barreto

pedagoga, participou do Vereda Centro de Estudos em Educação atuando na produção de materiais e na formação de professores. Atualmente, é coordenadora pedagógica da Vocação e professora da EJA no colégio Santa Cruz.

Claudius Ceccon

Claudius Ceccon

arquiteto, designer, cartunista. Foi um dos fundadores do Pasquim. Publicou charges e cartuns em diversos jornais brasileiros, tais como Jornal do Brasil, Correio da Manhã, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo.

Gabriel Priolli

Gabriel Priolli

Jornalista e diretor de televisão. Atuou nos principais veículos da mídia impressa e eletrônica: Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, Veja, Época, Carta Capital, TV Globo, TV Bandeirantes, TV Record e TV Gazeta, entre outros. Lecionou na PUC-SP, FAAP e FIAM. Foi membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso, do Conselho Superior do Cinema e do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Ivoneide Campos Pereira

Ivoneide Campos Pereira

Coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professora Esmeralda Becker Freire de Carvalho, em Carapicuíba/SP. Formada em Matemática, Pedagogia e Farmácia, Pós-Graduada em Gestão Escolar e Inclusão. Educadora à 27 anos, sendo que 12 anos em sala de aula e 15 anos como coordenadora pedagógica. Trabalhando sempre em periferia, por opção, e em parceira com Ong's desenvolvendo ação social e cultural.

Marcos Barreto

Marcos Barreto

Economista, gestor público e produtor cultural, foi secretário municipal de habitação, subprefeito da Sé e presidente da Fundação CSN, atualmente é coordenador do Instituto Equipe Cultura e Cidadania e chefe de gabinete da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.

Nathalia Quarz Magalhães

Nathalia Quarz Magalhães

Cientista social pela Unicamp, especialista em Linguagens da Arte (Ceuma-USP) e artista visual. É animadora cultura no Sesc Ipiranga e atua como técnica de referência do Programa Curumim.

Rita Gomes do Nascimento

Rita Gomes do Nascimento

(Rita Potyguara), indígena do Povo Potyguara (Ceará- Brasil). Pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Doutorais (PEP) da Universidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF), sob a direção do Dr. Daniel Matos. Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009), com pesquisa sobre Educação Escolar Indígena.

Silvia Cristina Garcia

Silvia Cristina Garcia

Jornalista, mestra e doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Atua em programação audiovisual no SescTV. É autora dos livros Valter Hugo Mãe - alteridade e criação literária, Radiografia das Retinas e Tudo o que é bom vem de graça.

Tom Hamburguer

Tom Hamburguer

sócio da produtora Caos e Tons Produções, ao lado do cineasta, Cao Hamburger, Tom Hamburger desenvolve trabalhos como diretor e roteirista, Graduado em Letras, bacharel em Português e Alemão pela Universidade de São Paulo (2008 - 2013) com uma monografia voltada para o estudo da dramaturgia cinematográfica.

Edson Martins Moraes

Edson Martins Moraes

Bibliotecário pela FESP, pedagogo pela UNIFIEO, mestre e Artes Visuais pela Unesp e mestre em Educação - Currículo pela PUC/SP. Compõe a equipe do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

29/09/2021 a 27/10/2021

Dias e Horários

quartas, das 19h às 21h

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 27/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis