Atividades

O pensamento freireano enquanto prática e atravessamento na ação cultural.

Curso On-Line
Cultura como prática da Liberdade

Voltar para o início Cultura como prática da Liberdade

Programa

Esse ciclo de debate é motivado pelo centenário do educador Paulo Freire, um dos maiores pensadores de políticas públicas para educação em muitos países, é composto de cinco encontros que apresentam práticas colaborativas mediadas por atores sociais que - presentes em diferentes tecidos culturais - sonham com novos significados para a cultura e a educação formal e não formal.

29/9 - A pedagogia freireana é prática
Educadores contam sobre os seus encontros e suas histórias com o educador Paulo Freire. O cartunista Claudius Ceccon narra três momentos vivenciados com o educador Paulo Freire. Durante o golpe civil/militar em 1964, no exílio, na Suíça, em Genebra e no final da década de 70, início da abertura política. Também Andrea e Marcos Barreto contam as relações dos seus pais José Carlos e Vera Lucia Barreto, o casal Barreto, educadores populares que conviveram com Paulo Freire e desenvolveram um trabalho voltado para a formação de educadores populares.
Com Claudius Ceccon, Andréia Barreto e Marcos Barreto.
Mediação: Fernando Almeida.

6/10 - Intersecção entre cultura, arte e o pensamento de Paulo Freire
A partir de suas práticas e proposições lúdicas, os convidados tecerão reflexões sobre o atravessamento do pensamento freireano e sua intersecção na arte e nas experiências estéticas proporcionadas a partir das artes cênicas e dos brinquedos populares.
Com Adelsin Murta e Dinho Lima Flor.
Mediação: Sabrina da Paixão.

13/10 - Práticas com o território em uma perspectiva freireana
Visando a divulgação de projetos educativos em determinados territórios, esse encontro apresenta experiência das parecerias entre escolas e instituições que trabalham com educação não formal. Ressalta a importância da complementaridade entre o ensino sistematizado e as trocas de conhecimentos advindas das relações entre as pessoas e o mundo ao redor.
Com Ivoneide Campos Pereira e Nathalia Quarz Magalhães.
Mediação: Maria Augusta de Araujo.

20/10 - As leituras de mundo são práticas ancestrais
Processos educativos que consideram a participação e o compromisso com os saberes que são transmitidos por gerações. Busca-se a compreensão da história das pessoas e do território, bem como elementos relacionados à natureza e a espiritualidade.
Com Rita Gomes do Nascimento e Cleiton Ferreira de Souza.
Mediação: Edson Martins Moraes.

27/10 - Prática de produção de audiovisual como uma forma de prática da liberdade
O encontro destaca a importância de registrar em audiovisual as práticas educativas realizadas com a participação de coletivos artísticos, também discute as formas de divulgação de projetos colaborativos para além das redes sociais.
Com Tom Hamburguer e Gabriel Priolli.
Mediação: Silvia Cristina Garcia.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Dinho Lima Flor

Dinho Lima Flor

Ator e cofundador da Cia do Tijolo. Foi integrante do Teatro Vento Forte e da Casa Laboratório para as Artes do Teatro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina da Paixão

Sabrina da Paixão

Doutora em Educação (FE/USP), integra o lab_arte -laboratório experimental em arte-educação e cultura. Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Foi supervisora do programa BiblioSesc de 2014 a 2019 no Sesc Osasco.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cleiton Ferreira

Cleiton Ferreira

Especialista em Gestão Cultural pelo CPF-SESC, cofundador da Comunidade Cultural Quilombaque, onde atua como gestor de Relações Interinstitucionais, coordenador da Queixada Agência de Desenvolvimento Eco Cultural Turístico e do Museu Territorial de Interesse da Cultura e da Paisagem Tekoa Jopo'í.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Maria Augusta Maia de Araujo

Maria Augusta Maia de Araujo

Pedagoga, especialista em Gestão Cultural, atua há 30 anos na educação. Atualmente é assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, junto ao Núcleo de Infâncias e Juventudes.
(Foto: Acervo Pessoal)

 Adelson Murta Filho

Adelson Murta Filho

Brincante, graduado em Artes Visuais, é escritor, ilustrador e observador dos movimentos da infância. Integrante da Casa das 5 Pedrinhas, atua há mais de trinta anos com a pesquisa, documentação e irradiação da cultura das crianças. Vive no Vale do Jequitinhonha, MG, onde aprende com os mestres populares e mantém um "quintal vivo para a observação de crianças brincando".

Andréia Barreto

Andréia Barreto

pedagoga, participou do Vereda Centro de Estudos em Educação atuando na produção de materiais e na formação de professores. Atualmente, é coordenadora pedagógica da Vocação e professora da EJA no colégio Santa Cruz.

Claudius Ceccon

Claudius Ceccon

arquiteto, designer, cartunista. Foi um dos fundadores do Pasquim. Publicou charges e cartuns em diversos jornais brasileiros, tais como Jornal do Brasil, Correio da Manhã, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo.

Gabriel Priolli

Gabriel Priolli

Jornalista e diretor de televisão. Atuou nos principais veículos da mídia impressa e eletrônica: Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta Mercantil, Veja, Época, Carta Capital, TV Globo, TV Bandeirantes, TV Record e TV Gazeta, entre outros. Lecionou na PUC-SP, FAAP e FIAM. Foi membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso, do Conselho Superior do Cinema e do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital.

Ivoneide Campos Pereira

Ivoneide Campos Pereira

Coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professora Esmeralda Becker Freire de Carvalho, em Carapicuíba/SP. Formada em Matemática, Pedagogia e Farmácia, Pós-Graduada em Gestão Escolar e Inclusão. Educadora à 27 anos, sendo que 12 anos em sala de aula e 15 anos como coordenadora pedagógica. Trabalhando sempre em periferia, por opção, e em parceira com Ong's desenvolvendo ação social e cultural.

Marcos Barreto

Marcos Barreto

Economista, gestor público e produtor cultural, foi secretário municipal de habitação, subprefeito da Sé e presidente da Fundação CSN, atualmente é coordenador do Instituto Equipe Cultura e Cidadania e chefe de gabinete da Escola de Gestão e Contas do TCMSP.

Nathalia Quarz Magalhães

Nathalia Quarz Magalhães

Cientista social pela Unicamp, especialista em Linguagens da Arte (Ceuma-USP) e artista visual. É animadora cultura no Sesc Ipiranga e atua como técnica de referência do Programa Curumim.

Rita Gomes do Nascimento

Rita Gomes do Nascimento

(Rita Potyguara), indígena do Povo Potyguara (Ceará- Brasil). Pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Doutorais (PEP) da Universidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF), sob a direção do Dr. Daniel Matos. Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009), com pesquisa sobre Educação Escolar Indígena.

Silvia Cristina Garcia

Silvia Cristina Garcia

Jornalista, mestra e doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Atua em programação audiovisual no SescTV. É autora dos livros Valter Hugo Mãe - alteridade e criação literária, Radiografia das Retinas e Tudo o que é bom vem de graça.

Tom Hamburguer

Tom Hamburguer

sócio da produtora Caos e Tons Produções, ao lado do cineasta, Cao Hamburger, Tom Hamburger desenvolve trabalhos como diretor e roteirista, Graduado em Letras, bacharel em Português e Alemão pela Universidade de São Paulo (2008 - 2013) com uma monografia voltada para o estudo da dramaturgia cinematográfica.

Edson Martins Moraes

Edson Martins Moraes

Bibliotecário pela FESP, pedagogo pela UNIFIEO, mestre e Artes Visuais pela Unesp e mestre em Educação - Currículo pela PUC/SP. Compõe a equipe do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

29/09/2021 a 27/10/2021

Dias e Horários

quartas, das 19h às 21h

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 27/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis