Atividades

O encontro entre educação e cultura é um desafio ainda a ser enfrentado pelas escolas brasileiras e o objetivo desta palestra é narrar essa história em construção.

Cultura e Educação na Escola Sesc de Ensino Médio

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Programa

A Escola Sesc de Ensino Médio é um projeto educativo inovador, lançado em 2008, após sete anos de estudos e visitas a experiências internacionais. Trata-se da primeira e única escola residência laica no Brasil. Na Escola Sesc, 550 estudantes de ensino médio provenientes de todo o Brasil, a maior parte de seus professores e da equipe de gestão vivem e moram em uma vila residencial de 131 mil metros quadrados, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Multicultural e interdisciplinar, o projeto pedagógico da Escola Sesc articula a formação integral e a construção de valores da cidadania planetária. Os estudantes da Escola Sesc provêm, em sua grande maioria, de famílias de baixa renda, passando por processos admissionais realizados em cada estado brasileiro. Ao ingressarem na escola, todos recebem o material pedagógico, incluindo um notebook, e podem contar com um suporte pedagógico permanente para que superem possíveis defasagens educacionais, bem como o apoio de tutores e de uma equipe multiprofissional. O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades em espaços externos e internos da Escola, tais como: Centro de Liderança, Teatro, Laboratórios, Oficinas, Salas de Artes, Música e Dança, Biblioteca e Complexo Esportivo. A matriz diversificada é construída a partir de demandas dos próprios estudantes, estimulando o protagonismo e ampliando o repertório cultural dos adolescentes.

A Escola Sesc busca olhar para a totalidade do aluno, para seus aspectos cognitivos e não-cognitivos, sociais e emocionais, sua vida como indivíduo e como cidadão, como fruidor e produtor de cultura. Isso permite que se consigam resultados reais de transformação dos jovens – o que vai bem além dos bons resultados acadêmicos. Desde sua primeira turma de formandos, em 2010, os resultados da Escola Sesc não deixam dúvida sobre sua eficácia, a partir dessa perspectiva. Podem ser considerados apenas os dados mais recentes, ou seja, os divulgados no segundo semestre de 2013. No último ENEM, a Escola Sesc alcançou a 4a posição no ranking nacional, considerando as instituições gratuitas. Além disso, 84% dos formandos foram admitidos em universidades públicas estaduais e federais de alto reconhecimento, como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras. Mas o que mais motiva a própria existência da Escola Sesc não é algo que possa ser traduzido em números: é o crescimento pessoal dos adolescentes que passam parte importante de suas vidas na Escola Sesc.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de julho, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

(Foto: Lila Rodrigues)

Palestrantes

Sidnei Cruz

Sidnei Cruz

Formado em Teatro, com especialização e direção teatral. Mestre em Bens Culturais e Projeto Social pela FGV-RJ, com MBA em Gestão Cultural pela UNICAM. É Gerente de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

Bibliografia

Bibliografia:

BARROS, José Marcio (org). “ As mediações da cultura: arte, processo e cidadania”. Belo Horizonte: Ed PUC Minas, 2009.
BOURDIEU, Pierre. ‘” Escritos de Educação”. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
COELHO, Teixeira (org). “ Cultura e Educação”. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2011.
CUNHA FILHO, Francisco Humberto. “ Direitos Culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.
CRUZ, Sidnei. “ Mostra Sesc Cariri de Cultura: gestão e desenvolvimento cultural local”. In “ POLÍTICAS CULTURAIS: TEORIA E PRÁXIS”. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011.
_________. “ Desenvolvimento Cultural Local”. Revista Intercâmbio/Sesc, Departamento Nacional – vol. 1, n. 1 (nov. 2011); Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2011.
DURAND, José Carlos. “Política Cultural e Economia da Cultura”. Cotia, SP: Ateliê Editorial; São Paulo: Edições Sesc SP, 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da. “ O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular”. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOLEDADE, Viviane da. “ Clube de Espectadores: um projeto de cidadania cultural para além dos muros da Escola Sesc de Ensino Médio”. Revista Intercâmbio/Sesc, Departamento Nacional – vol. 1, n. 3 out. 2013); Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2013.

Data

19/08/2014 a 19/08/2014

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - usuários inscrito e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira

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