Atividades

Livro retrata o protagonismo de proprietários particulares na Conservação da Natureza

Cultura e Natureza - Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs

Voltar para o início Cultura e Natureza - Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs

Programa

Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação da Natureza privada cujo proprietário voluntariamente assume proteger uma área de floresta em sua propriedade em caráter perpétuo. As histórias destas pessoas que mantêm estas reservas – que podem ser física e jurídica, estão presentes no livro “Cultura e Natureza – Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs.

O livro, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apresentação da AB Concessões, patrocínio da Companhia de Navegação Norsul e co-patrocínio das empresas Engie Brasil Energia e Banco ING, relata a expedição realizada pelo fotógrafo-naturalista Silvestre Silva, acompanhado de seus assistentes-viajantes, numa verdadeira busca por informações e registros visuais e vivenciais, em campo e por diferentes regiões do território paulista.

O intuito do livro é o de introduzir o leitor no universo cultural e ambiental no qual as RPPNs estão inseridas, para depois mergulhar no roteiro percorrido pela expedição no Estado, no qual o Fotógrafo e seus assistentes tiveram a oportunidade de visitar as RPPNs presentes na obra. A segunda parte da publicação, na qual são abordadas as particularidades de cada unidade de conservação, possui dois textos: um no qual o fotógrafo apresenta um breve relato de sua visita a cada uma das propriedades, seguido de outro mais informativo que aborda detalhadamente as realidades de cada Reserva.

A publicação que foi co-idealizada pela FREPESP e pela Bela Vista Cultural tem o objetivo de tornar-se um material de referência sobre o universo das RPPNs Paulistas. E sua divulgação está acompanhada de apresentações em municípios do interior do Estado de São Paulo, no qual a equipe editorial (com apoio da Secretaria da Educação, do Sesc e da Editora Sesi), dialogará com a população local e estudantes de escolas públicas sobre o livro e o trabalho desenvolvido por estes proprietários em prol da Conservação Voluntária da Natureza.

Este projeto é fruto do esforço realizado desde 2014 pela associação que representa os RPPNistas do Estado de São Paulo, a FREPESP, que em parceria com a editora Bela Vista Cultural obteve aprovação de edição pelo Ministério da Cultura, e contou com apoio da Fundação Florestal e do WWF-Brasil para sua realização. Os textos sobre as propriedades são de autoria de Federica Fochesato, sob coordenação de Ana Celina Tiburcio e crivo de Ana Maria Soares na consolidação das informações disponibilizadas pelos proprietários de RPPNs e pela FREPESP.

Neste encontro o público tem a oportunidade de conhecer os detalhes do trabalho desenvolvido na obra, bem como ganhar um livro.

Apresentação: AB Concessões.
Patrocínio: Companhia de Navegação Norsul.
Co-patrocínio: Engie e Ing Group. Apoio: SESI-SP Editora, Fundação Florestal, WWF, Sesc São Paulo.
Realização: FREPESP, Bela Vista Cultural, Ministério da Cultura - Governo Federal.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgacao Bela Vista Cultural)

Palestrantes

Silvestre Silva

Silvestre Silva

Atua como fotógrafo naturalista há mais de 40 anos. Desde 1980 dedica-se a projetos especiais de pesquisa e documentação fotográfica na área de botânica, por todo o Brasil. Sua obra foi apreciada em diversas exposições individuais e coletivas, no País e no Exterior, e é autor de 16 livros, dos quais 8 sobre frutas brasileiras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flávio Ojidos

Flávio Ojidos

Coproprietário e gestor da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Gigante do Itaguaré. É mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas. É Diretor Executivo da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo – FREPESP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fábio Brito

Fábio Brito

Editor, jornalista, escritor, roteirista. Em 1986, fundou selo editorial que abriga mais de 300 publicações com temáticas voltadas às áreas de cultura, meio ambiente, gastronomia e turismo. Brito também teve o privilégio de levar aos brasileiros o saber-fazer de grandes cozinheiros e chefs de cuisine, através dos canais de televisão Rede Mulher e TV Bandeirantes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

26/10/2018 a 26/10/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis