Atividades

A difusão cultural japonesa entre jovens brasileiros

Cultura pop japonesa

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


 


Associado à tecnologia mais avançada, o Japão, país do extremo-oriente, exporta produtos que fazem a cabeça de milhões de jovens no Ocidente: mangás, animês, música, videogames, entre outros. Tais produtos refletem as hibridizações entre o tradicional e o moderno, o Ocidente e o Oriente, reforçam as identidades nipônicas entre descendentes de japoneses nos países ocidentais, além de constituírem importantes veículos de diplomacia cultural japonesa. O presente ciclo abordará aspectos desta cultura pop japonesa e de como é recepcionada no Brasil.      


 


15/01 – Música pop japonesa


A aula se propõe a discutir algumas das principais características da música pop japonesa contemporânea - J-pop - tendo em vista as questões intrínsecas a este produto – gênero, estética e linguagem – como também explorar os aspectos relativos à sua circulação e consumo mundial, sob o prisma da globalização. Pretende-se, dessa forma, não só abordar as estratégias relativas à produção e distribuição da música made in Japan no mercado global, como também o processo de recepção e mediação cultural desse gênero musical, sobretudo, no Brasil.


Com Krystal Cortez.


18/01 – Mangá e animê


O mangá e o animê são os expoentes da Cultura Pop Japonesa. Para chegar à forma atual houve uma troca de influências entre os artistas europeus e japoneses através de um meio pouco conhecido: papel de embrulho. No final de 1700 as pinturas holandesas de paisagens tornaram-se bastante comuns e as gravuras foram utilizadas como ilustrações baratas.  Por outro lado, as gravuras Ukiyo-ê também desvalorizadas na época foram usadas como papel de embrulho para a carga marítima para o Ocidente. Artistas como Monet, Manet, Van Gogh inspiraram-se na arte japonesas e Hokusai, que cunhou o nome mangá a um tipo de seu trabalho, também sofreu influência dos europeus.  Nesta trajetória será visto até os dias de hoje como as culturas se apropriam de elementos umas das outras, em um processo permanente de hibridização como é o caso da Cultura Pop Japonesa.


Com Sonia M. Bibe Luyten. 


22/01 – Cool Japan e soft power


A diplomacia pública é associada à projeção e fomento de uma imagem positiva de um país na opinião pública de outros países. Para isso, as ações envolvem dimensões de relacionamento internacional que excedem os instrumentos utilizados diplomacia tradicional como os econômicos e militares. Para o Japão, como a própria constituição impõe restrições a uma atuação militar para defesa de seus interesses, o soft power surge, portanto, como opção para projeção de influência internacional. Entender o que é diplomacia pública, permitirá perceber o por quê da importância dada pelo governo do Japão a difusão de elementos culturais do país desde os tradicionais aos modernos, que por serem bastante ricos e diversificados tem servido para apoiar sua política externa.

Com Alexandre Uehara.


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

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Palestrantes

Krystal Cortez

Krystal Cortez

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFF. (foto: acervo pessoal)

 

Sonia M. Bibe Luyten

Sonia M. Bibe Luyten

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.  Foi professora da ECA/USP, professora convidada das universidades de Osaka e Tóquio (Japão), de Utrecht (Holanda) e de Poitiers (França). Presidente da comissão de teses do Troféu HQMIX. (foto: Cecília Laszkiewicz)

 

Alexandre Uehara

Alexandre Uehara

Doutor em Ciência Política pela USP. Foi pesquisador visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000). Membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional/USP; Pesquisador Senior do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP, onde coordena o Grupo de Estudos sobre Ásia (GEASIA).
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Data

15/01/2016 a 22/01/2016

Dias e Horários

Segunda e Sextas, 19h30 a 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira