Culturas e constituição de sujeitos
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Pesquisas realizadas nas últimas décadas têm trazido importantes contribuições para o estudo do psiquismo humano, bem como para uma compreensão mais abrangente e refinada dos problemas educacionais em sua complexidade. Os dados obtidos nessas pesquisas permitem não somente a formulação de novas perspectivas investigativas, mas também a revisão de teses já consagradas. De acordo com essas novas perspectivas, o desenvolvimento humano deve ser compreendido como um processo ativo de apropriação pelo sujeito da experiência histórico-cultural. A partir de conceitos teóricos e de questões relevantes à prática educacional, busca-se aprofundar justamente a compreensão do desenvolvimento psicológico como um processo histórico e a natureza cultural do psiquismo. Os processos de aprendizagem e as diversas relações sociais envolvidas nos contextos educativos serão tomados como focos privilegiados de análise. Serão estudadas as contribuições de precursores da chamada perspectiva da psicologia histórico-cultural, além de trabalhos de autores contemporâneos que atualizam e ampliam as investigações e reflexões dos autores clássicos.
Esta atividade possui tradução para LIBRAS.
(Foto: Wilson-Dias)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Teresa Cristina Rego
Professora Livre Docente da graduação e pós graduação da Faculdade de Educação da USP. É Pedagoga, doutora em Psicologia da Educação, pós-Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid, e pela Sorbonne- Université Paris Descartes. É também bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ (desde 2009) e autora de vários livros e artigos relacionados ao campo da educação.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/07/2015 a 31/07/2015
Dias e Horários
Quarta a sexta, 18h30 às 21h30.