Da repressão ao reconhecimento precário: história do movimento LGBT no Brasil
Voltar para o inícioPrograma
Dialogando com algumas das principais teorias sobre os movimentos sociais, o curso pretende discutir como foi possível a emergência do então chamado "movimento homossexual" brasileiro, hegemonizado por homens gays, ainda durante a ditadura instaurada em 1964.
De uma fase mais postura mais abertamente contestatária do Estado e de suas instituições judiciais, denunciando as violências constantes, será examinado como, a partir de meado dos anos 80, o movimento passa a adotar uma concepção marcada pelo registro legal de suas associações civis, cobrança de políticas públicas, colaboração com o Estado e reivindicações sob a forma do direito.
Além disso, serão analisados a reorganização do movimento, sobretudo no início da década de 90, com a epidemia do HIV/Aids, para priorizar a luta por políticas de saúde; o contexto de maior diversidade de identidades políticas e de demandas específicas no interior do movimento; a integração pelo consumo desses segmentos em um mercado com traços específicos e as tentativas de construções de alianças interseccionais que atravessaram a constituição do movimento.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Ben Tavener)
Data
24/01/2018 a 02/02/2018
Dias e Horários
Quartas e Sextas, 17h30 às 20h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.