Deficiência, raça e gênero: indicadores educacionais
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O estudo "Deficiência, raça e gênero: indicadores educacionais" teve como objetivos específicos relacionar e analisar o número de matrículas de pessoas com deficiência nas redes de ensino em relação à cor/raça e sexo no Brasil. As fontes de coleta dos dados foram o Censo Demográfico (IBGE, 2010) sobre a incidência populacional e o Censo Escolar (MEC, INEP, 2012) no que se refere às matrículas de alunos com deficiência visual, auditiva (surdez), física e intelectual (mental) no ano de 2012, na educação básica.
A pesquisa apresenta uma discussão sobre deficiência e escolarização, o direito à educação dessa população. Em seguida, trata da questão das relações raciais, abrangendo o conceito de raça para compreensão dos meios de classificação da população. E o mito da democracia racial, para desmitificar a ideia de igualdade entre a população. Por fim, a discussão sobre gênero, como categoria de análise, e o processo de desigualdade e inferiorização social da mulher.
Neste encontro são discutidos dados que foram submetidos a testes estatísticos, concluindo-se que a combinação entre as categorias gênero e raça intensificam a desigualdade no acesso à escolarização de pessoas com deficiência. Indicando maior número de matrículas de alunos do sexo masculino, declarados brancos; as alunas negras com deficiência têm maior desvantagem de acesso à escolarização.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Linnaea Mallette)
Palestrantes
Michelle Melina G.D.P.N. Pereira
Doutora em Educação pela PUC/SP, graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora da UNICSUL.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
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NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 2, pp. 9-41, 2000.
Data
06/02/2017 a 06/02/2017
Dias e Horários
Segunda, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.