Atividades

Os indicadores educacionais de pessoas com deficiência, em relação ao gênero e raça de acordo com o Censo Escolar

Deficiência, raça e gênero: indicadores educacionais

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

O estudo "Deficiência, raça e gênero: indicadores educacionais" teve como objetivos específicos relacionar e analisar o número de matrículas de pessoas com deficiência nas redes de ensino em relação à cor/raça e sexo no Brasil. As fontes de coleta dos dados foram o Censo Demográfico (IBGE, 2010) sobre a incidência populacional e o Censo Escolar (MEC, INEP, 2012) no que se refere às matrículas de alunos com deficiência visual, auditiva (surdez), física e intelectual (mental) no ano de 2012, na educação básica.

A pesquisa apresenta uma discussão sobre deficiência e escolarização, o direito à educação dessa população.  Em seguida, trata da questão das relações raciais, abrangendo o conceito de raça para compreensão dos meios de classificação da população. E o  mito da democracia racial, para desmitificar a ideia de igualdade entre a população. Por fim, a discussão sobre gênero, como categoria de análise, e o processo de desigualdade e inferiorização social da mulher.

Neste encontro são discutidos dados que foram submetidos a testes estatísticos, concluindo-se que a combinação entre as categorias gênero e raça intensificam a desigualdade no acesso à escolarização de pessoas com deficiência. Indicando maior número de matrículas de alunos do sexo masculino, declarados brancos; as alunas negras com deficiência têm maior desvantagem de acesso à escolarização.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Linnaea Mallette)

Palestrantes

Michelle Melina G.D.P.N. Pereira

Michelle Melina G.D.P.N. Pereira

Doutora em Educação pela PUC/SP, graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora da UNICSUL. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

BUENO, José G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2 ed. São Paulo: EDUC, 1999.
DUNN, L. C. Raça e Biologia. In: Raça e Ciência II. São Paulo: Perspectiva, pp. 7-56, 1972.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2ª ed. São Paulo: Global, 2007.
LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
MORANT, G. M. As diferenças raciais e seu significado. In: Raça e Ciência II. São Paulo: Perspectiva, pp. 57-102, 1972.
MUNANGA, Kabengele. Negritude usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1986.
MUNANGA, Kabengele, GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.
NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 2, pp. 9-41, 2000.

Data

06/02/2017 a 06/02/2017

Dias e Horários

Segunda, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira

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