Atividades

Discussão sobre a metodologia de elaboração e sobre as metas do Plano Municipal de Cultura e sua importância para a cidade de São Paulo

Diálogos CPF & Escola do Parlamento: Plano Municipal de Cultura

Voltar para o início Diálogos CPF & Escola do Parlamento: Plano Municipal de Cultura

Programa

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo firmaram uma parceria para a realização de cursos na área de gestão cultural.

O segundo tema a ser debatido no âmbito dessa parceria é o Plano Municipal de Cultura – PMC.

O curso tem como objetivo oferecer elementos para uma análise crítica dos processos de planejamento no campo da cultura, tendo por base a experiência do Plano Municipal de Cultura de São Paulo (PMC-SP).

Para tanto, será apresentada a concepção orientadora da formulação do Plano, tendo como ponto de partida o diagnóstico acerca das políticas culturais no município, a realização do processo participativo de consulta pública e a sistematização final de suas diretrizes, ações e metas.

Além da exposição dos desafios institucionais e metodológicos na criação desse instrumento de planejamento, serão apresentados os resultados desse processo, de modo a permitir a difusão e apropriação dos conteúdos do PMC-SP por parte dos participantes e o acompanhamento de sua implementação.

As atividades acontecerão nas duas instituições:

05/12, das 19h às 21h30 no Centro de Pesquisa e Formação
Metodologia de elaboração do Plano Municipal de Cultura de São Paulo
O primeiro encontro apresentará a metodologia de formulação do Plano Municipal de Cultura, desde a elaboração do diagnóstico e a proposição inicial das diretrizes, ações e metas até a realização da consulta pública e sua sistematização final, passando pela articulação institucional com outras secretarias e políticas correlatas. O enfoque será dado às premissas e princípios orientadores deste processo participativo e aos seus desafios conceituais e metodológicos.

06/12, das 19h às 21h30 na Escola do Parlamento
Diagnóstico, ações e metas: eixos 1 a 3
O segundo encontro apresentará o conteúdo do PMC-SP de modo a relacionar o diagnóstico das políticas municipais de cultura à proposição de suas metas e ações no que diz respeito ao Estado e à Participação Social (Eixo 1); ao Espaço Urbano e à Infraestrutura de Equipamentos Culturais (Eixo 2) e ao Patrimônio e à Memória (Eixo 3).

07/12, das 19h às 21h30 na Escola do Parlamento
Diagnóstico, ações e metas: eixos 4 e 5
O terceiro encontro dará continuidade à apresentação do conteúdo do PMC-SP no âmbito da Formação e Difusão Cultural (Eixo 4) e do Fomento e da Economia da Cultura (Eixo 5). Além da apresentação das metas e ações consolidadas no PMC-SP, este encontro abordará os esforços necessários para sua implementação e monitoramento.

Palestrantes

Luciana Piazzon Barbosa Lima

Luciana Piazzon Barbosa Lima

Mestre em Estudos Culturais pela EACH-USP e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade. Atualmente coordena a pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
(Foto: Acervo Pessoal)

Américo Córdula

Américo Córdula

Ator, formado em Ciências da Computação pela Universidade Mackenzie, mestrando no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades na FFLCH/USP. Ex-Secretário de Identidade e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais no Ministério da Cultura (2205-2015). Especialista em políticas culturais, professor no Curso de Extensão em Gestão Cultural na PUC-SP e proprietário da Consultoria Córdula Responsabilidade Cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

 

Bianca dos Santos

Bianca dos Santos

Mestre em Filosofia do Direito (UPO/Sevilha, 2007) e bacharel em Direito (PUC/SP, 2003). Assessorou o Ministério da Cultura na proposição de um modelo de governança colaborativa para o Plano Nacional de Cultura (2011-2013) e foi uma das consultoras responsáveis pela elaboração do diagnóstico para o Plano Municipal de Cultura (2015).

Luana Vilutis

Luana Vilutis

Socióloga, doutora em cultura e sociedade pela UFBA. Mestre em Educação pela USP. Trabalha com formação e pesquisa nas áreas de cultura, educação e economia solidária. Entre 2005 e 2010 coordenou projetos no Instituto Paulo Freire. Atualmente é pesquisadora e professora do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e da Faculdade Latino-Americana em Ciências Sociais (FLACSO Brasil).
(Foto: Guilherme Olavo Marques)

Maria Amelia Jundurian Corá

Maria Amelia Jundurian Corá

Pós-doutora em administração pela UFBA, doutora em Ciências Sociais (2011), mestre em Administração (2006) e graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É professora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e foi consultora da Fundação São Paulo para a sistematização do Plano Municipal de Cultura de São Paulo.

Thor Saad Ribeiro

Thor Saad Ribeiro

Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2010). Atuou como Analista de Políticas Sociais no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2013-2016) e atualmente é Analista de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, colaborando na produção de informações e indicadores do Plano Municipal de Cultura.

Bibliografia

MINISTÉRIO DA CULTURA. Como fazer um Plano de Cultura. São Paulo: Instituto Via Pública; Brasília: MinC, 2013. Disponível em: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/Como_fazer_um_plano_de_cultura.pdf

 

MINISTÉRIO DA CULTURA. As metas do Plano Nacional de Cultura. São Paulo: Instituto Via Pública; Brasília: MinC, 2012. Disponível em: http://pnc.culturadigital.br/wp-content/uploads/2013/12/As-metas-do-Plano-Nacional-de-Cultura_3%C2%AA-ed_espelhado_3.pdf 

 

ROLNIK, Raquel. Planejamento inútil. Folha de São Paulo, 13 de julho de 2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/raquelrolnik/2015/07/1654824-planejamento-inutil.shtml 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO. Participação e cidadania cultural: a experiência da III Conferência Municipal de Cultura. São Paulo: SMC, 2014. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/3ConfPublicacaoPDF_1402497067.pdf 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO. Plano Municipal de Cultura de São Paulo: caderno de consulta pública. São Paulo: SMC, 2016. Disponível em: http://www.planomunicipaldecultura.prefeitura.sp.gov.br/caderno-de-consulta-publica/

Data

05/12/2016 a 07/12/2016

Dias e Horários

Segunda, terça e quarta. 19h às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis