Diários: fontes para estudos sobre o Holocausto
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Apresentação de diários inéditos identificados junto aos acervos pessoais de sobreviventes do Holocausto e/ou refugiados do nazismo radicados no Brasil.
Com o objetivo de discutir a importância destes registros, o encontro aborda a motivação para o ato do registro, a lógica da narrativa, o papel da memória como reguladora do tempo presente, a narrativa fragmentada pelos silêncios propositais, a ativação da memória e o ‘não querer lembrar”, assim como a autocensura.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Maria Luiza Tucci
Historiadora e professora Livre Docente do Departamento de História da USP. Coordenadora do LEER-Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. Autora de livros, dentre outros: “Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos refugiados do nazifascismo” (Perspectiva, L'Harmattan e Lit Verlag); e “Diez Mitos sobre los Judios” (Cátedra; Ateliê Editorial).
(Foto: Acervo Pessoal)
Leslie Marko
Diretora de teatro, educadora e mentora pedagógica. Doutora em Estudos Judaicos e Árabes pela FFLCH-USP. Pesquisadora do LEER/ARQSHOAH. Docente da ESPM.
(Foto: Acervo Pessoal)
Vitor Hugo Brandalise
Repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade de La Coruña.
(Foto: Acervo Pessoal)
Raíssa Alonso
Historiadora e mestranda em História Social na USP. Pesquisadora-colaboradora no Núcleo de Estudos ArqShoah/LEER-USP.
Data
21/09/2016 a 21/09/2016
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.