Atividades

Um bate-papo sobre a relação entre a ditadura e homossexualidades.

Ditadura e homossexualidades

Voltar para o início Ditadura e homossexualidades

Programa

Entender a relação entre a ditadura e homossexualidades, como se dizia à época, é bastante desafiador, por conta da ausência de uma produção acadêmica mais profunda que se mostre capaz de analisar, com o devido cuidado, os temas relacionados às sexualidades dissidentes e suas relações com as mudanças que marcaram o regime de 1964. Do cruzamento entre a ditadura e a homossexualidade, diversas questões emergem de plano.

Quais foram os efeitos da ditadura no cotidiano de mulheres que amavam outras mulheres, de homens que desejavam outros corpos masculinos ou mulheres e homens que se recusaram a reproduzir as noções e o comportamento hegemônicos de gênero? A situação de gays, lésbicas, travestis e transexuais piorou ou melhorou sob a ditadura durante os anos 60, 70 e 80? Houve uma consequência real na vida do “homossexual comum” quando os generais substituíram os civis no governo, quando a Lei de Segurança Nacional fortaleceu o poder arbitrário do Estado, quando a censura passou a exercer maior influência sobre a produção cultural e quando o novo regime acabou com as liberdades democráticas impondo uma moral baseada em valores conservadores? E o movimento social LGBT, então em incipiente organização, como foi afetado por essa conjuntura específica? Essas são algumas das questões que serão abordadas.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22 de dezembro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Renan Honório Quinalha

Renan Honório Quinalha

Doutorando em Relações Internacionais pela USP. Membro da diretoria do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IDEJUST), do Conselho de Orientação Cultura do Memorial da Resistência. Foi assessor da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. (Foto: Acervo pessoal)

Data

27/01/2015 a 27/01/2015

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.