Ditadura e jogo do bicho
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
O golpe de estado que derrubou o governo Jango, em 1964, se sustentou, entre outros pilares, num discurso de combate à corrupção.
Embora tenham, de início, estimulado o combate ao jogo do bicho, militares perceberam ainda na virada dos anos 60 para os 70 que poderiam contar com bicheiros como aliados no cenário da Guanabara e do Rio de Janeiro.
O curso pretende expor o contexto histórico do período 1964-1985, no qual se firmaram elos entre integrantes das Forças Armadas e bicheiros do Rio de Janeiro; detalhar como se deu a consolidação da cúpula do bicho, a partir do apoio de militares oriundos dos porões do regime; e revelar os desdobramentos da parceria militares-contravenção na redemocratização e já no período democrático.
Inspirado na reportagem e no livro "Porões da contravenção" (Record, 2015), o curso relatará ainda como foi feita a investigação jornalística que trouxe à tona esse capítulo da história do regime militar.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Chico Otavio
Repórter de O Globo e professor de redação jornalística na PUC-Rio. Ajudou a fundar a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da qual foi vice-presidente. Ganhou sete vezes o Prêmio Esso, entre outros prêmios, ao longo da carreira.
(Foto: Acervo Pessoal)

Aloy Jupiara
Gerente da Diretoria de Estratégia Digital da Infoglobo, empresa que publica O Globo, Extra e Expresso, no Rio de Janeiro. Formando em Jornalismo pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. Desde 1998, é jurado do Estandarte de Ouro, prêmio do jornal O Globo para os melhores das escolas de samba do Rio.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/06/2017 a 30/06/2017
Dias e Horários
Quinta e Sexta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.