Atividades

Os diferentes usos e caminhos do roteiro, do documentário musical ao ativista

Curso Presencial
É Tudo Verdade 2024: a escrita do documentário

Voltar para o início É Tudo Verdade 2024: a escrita do documentário

Programa

Não é só num filme de ficção que o roteiro é uma das ferramentas elementares. No documentário, ele é o mapa da mina: é no roteiro que se comunicam as intenções e se organizam as ideias. Fruto de uma parceria entre o É Tudo Verdade 2024 e o Sesc São Paulo, o ciclo de palestras A escrita do documentário reúne no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc profissionais que transitam entre diversas áreas e têm ampla experiência de roteiro para discutir seus diferentes usos e caminhos, do documentário musical ao ativista.

11/4
17h30 às 18h30: Imagem - Assim é, se assim lhe parece
Com Di Moretti, roteirista, professor e consultor de roteiro. Escreveu mais de vinte longas-metragens, entre eles os documentários O velho (1997), Tropicália (2012), Do pó da Terra (2016) e Dominguinhos (2017).

19h às 20h: Por que escrever? A escrita como autoconhecimento e preparação para o abismo
Com Muriel Alves. Jornalista de formação, participou como roteirista e assistente de direção de documentários premiados e produtos de não-ficção, como a minissérie O Ninho: Futebol & Tragédia, da Netflix, e o longa Torre das Donzelas.

12/4
17h30 às 18h30: Tema e roteiro no documentário
Com Marta Nehring, professora de narrativa audiovisual e roteiro em instituições como UNICAMP, SESC, AIC e FAAP. É diretora e roteirista com obras exibidas em circuito comercial e premiadas em festivais. Em teledramaturgia, colaborou em novelas da Globo.

19h às 20h: Estudo de caso: O documentário de intervenção
Com João Batista de Andrade, cineasta. Como documentarista, é reconhecido desde seu filme de estreia, Liberdade de imprensa (1967), onde revela seu método conhecido pela crítica como "cinema de intervenção".

Distribuição de Ingressos com 1h de antecedência.

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

João Batista de Andrade

João Batista de Andrade

Cineasta. Como documentarista, é reconhecido desde seu filme de estreia, Liberdade de imprensa (1967), onde revela seu método conhecido pela crítica como "cinema de intervenção".
(Foto: Acervo Pessoal)

Di Moretti

Di Moretti

Roteirista, professor e consultor de roteiro. Escreveu mais de vinte longas-metragens, entre eles os documentários O velho (1997), Tropicália (2012), Do pó da Terra (2016) e Dominguinhos (2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Muriel Alves

Muriel Alves

Jornalista de formação, participou como roteirista e assistente de direção de documentários premiados e produtos de não-ficção, como a minissérie O Ninho: Futebol & Tragédia, da Netflix, e o longa Torre das Donzelas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marta Nehring

Marta Nehring

Professora de narrativa audiovisual e roteiro em instituições como UNICAMP, SESC, AIC e FAAP. É diretora e roteirista com obras exibidas em circuito comercial e premiadas em festivais. Em teledramaturgia, colaborou em novelas da Globo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

11/04/2024 a 12/04/2024

Dias e Horários

Quinta e Sexta, 17h30 às 20h.

Curso Presencial

Distribuição de Ingressos com 1h de antecedência.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis