Atividades

As intersecções entre educação, laicidade e (in)tolerância religiosa

Contextos
Educação, laicidade e direito à cidadania

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Programa

Trata-se de uma discussão apoiada na literatura especializada e nalguns dados oriundos de pesquisa qualitativa realizada em escolas públicas de São Paulo, que optaram pelo ensino de religião como pretexto para minimizar a violência e a indisciplina escolares.

Indo além dessa problemática de amplitude nacional, o encontro visa apresentar as nuances e aproximações entre laicidade (Estado laico) e cidadania, concebidos como fenômenos sociais que necessitam ser contextualizados segundo as particularidades histórico-culturais de cada nação.

Com isso, aborda-se como se configura a "laicidade à brasileira", em comparação, por exemplo, com a França iluminista e o famoso caso do véu, reivindicado por estudantes muçulmanas.

Este caso, hoje emblemático na discussão sobre imigração, diversidade e direitos culturais no mundo contemporâneo, abre espaço para o segundo tópico da discussão: as intersecções entre educação, laicidade e (in)tolerância religiosa em escolas das "periferias" de São Paulo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Victor Meirelles - Wikimedia Commons)

Palestrantes

Milton Silva dos Santos

Milton Silva dos Santos

Doutor em Antropologia Social pela Unicamp. Atualmente, realiza Pós-doutorado no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB. Autor participante da coletânea “Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos” (Fino Traço Editora).
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ACADEMIA UNIVERSAL DAS CULTURAS. A intolerância. Foro Internacional sobre a Intolerância, UNESCO, 27 de março de 1997. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
BACHA FILHO, Teofilo. Educação para uma cultura da tolerância. Seminário Cultura e Intolerância. SESC Vila Mariana, São Paulo, novembro de 2003.
DINIZ, Débora; LIONÇO, Tatiane; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO; Letras Livres; EdUnB, 2010.
PLATAFORMA BRASILEIRA DE DIREITOS HUMANOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS. Relatoria do direito humano à educação. Informe preliminar: Educação e racismo no Brasil. Eixo: Intolerância religiosa na educação. Brasília: Dhesca Brasil, 2010.
SANTOS, Milton Silva dos. Afinal, o que são as religiões afro-brasileiras? In: FELINTO, R. (Org.). Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012.
______. Religião e demanda: o fenômeno religioso em escolas públicas. Tese(Doutorado em Antropologia Social). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016.
SILVA, Nelson F. Inocêncio da. Africanidades e religiosidade: uma possibilidade de abordagem sobre as sagradas matrizes africanas na escola. In: Educação antiracista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: MEC:SECAD, 2005.

Data

16/12/2017 a 16/12/2017

Dias e Horários

Sábado, 15h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira

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