Atividades

Introdução aos conceitos norteadores da Comunicação Museológica e as considerações que orientam a Educação Patrimonial e Educação Museal.

Educação Museal: introdução aos conceitos

Voltar para o início Educação Museal: introdução aos conceitos

Programa

O curso pretende introduzir alguns conceitos norteadores da Comunicação Museológica e proporcionar um fórum qualificado para a reflexão sobre a diversidade de práticas educativas em museus, com aulas expositivas complementadas por dinâmicas e discussões em grupo. Pretende, ainda, apresentar considerações que orientam a Educação Patrimonial e Educação Museal, com um breve panorama histórico e discussão sobre a complexidade de desenvolvimento de uma ação educativa em exposições em museus e instituições culturais. 
Para tanto, temos como objetivos:
 
• Refletir sobre a especificidade da comunicação museológica, através da correlação de suas duas instâncias: a exposição e a ação educativa; 
• Discutir sobre: a Educação Patrimonial em museus e em comunidades e territórios; a experiência estética; a leitura a partir do objeto; a dinâmica e responsabilidade do educador na orientação de uma leitura de obra de arte e mediação cultural em museus. 
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de outubro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo. 
 
(Foto principal: Auana Diniz)

Palestrantes

Anny Christina da Silva Lima

Anny Christina da Silva Lima

Especialista em Museologia e pós-graduação em Gestão de Projetos. É docente em cursos de pós graduação no Centro Universitário Belas Artes e no Instituto Singularidades.

Bibliografia

BARBOSA, Ana Mae, COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. 
BRUNO, Maria Cristina de Oliveira. Museologia: princípios teórico-metodológicos e a historicidade do fenômeno museal. São Paulo: MAE/USP, 2001. 
GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu de arte e escola – responsabilidade compartilhada na formação de públicos. São Paulo: s.n., 2000. (Tese de doutorado – FE/USP). 
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. O Processo de Comunicação em Museus. Cadernos museológicos, Rio de Janeiro, n. 1,1989. 
O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro: documentos selecionados / organização Maria Cristina de Oliveira Bruno. São Paulo: Pinacoteca do Estado : Secretaria de Estado da Cultura : Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. Volume 1 e 2. 
MARTINS, Luciana Conrado. A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2011. 
MENESES, Ulpiano Bezerra de. O Objeto Material Como Documento – reprodução de aula ministrada no curso Patrimônio cultural: políticas e perspectivas. IAB/CONDEPHAAT, 1980. 
OTT, Robert William. Ensinando Crítica nos Museus. In: BARBOSA, Ana Mae (org.) Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo. Cortez, 1997. 
Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional / organização Maria Cristina de Oliveira Bruno; colaboração: Maria Inês Lopes 4 
Coutinho, Marcelo Mattos Araujo. São Paulo: Pinacoteca do Estado : Secretaria de Estado da Cultura : Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. Volume 1 e 2. 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 
BARBOSA, Ana Mae. Arte como Cultura e Expressão – Cultura e Ensino da Arte. Texto produzido por encomenda do Bureau Internacional de Educação da UNESCO para embasar a discussão do Congresso Internacional de Educação, em Genebra, 1002. 
BONDIA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº 19. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. 
DERDIK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Editora Scipione, 1989. 
DEWEY, John. A arte como experiência. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980. 
DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980. 
LIMA, Anny Christina da Silva. Preservação pela comunicação museológica: a relação entre a exposição e a ação educativa. São Paulo: MAE/USP, 2002. (Monografia de Especialização - CEMMAE/USP). 
Moraes, Diogo. A mediação como compartilhamento. Disponível no site: www.canalcontemporaneo.art.br 
PARSONS, Michael. Compreender a Arte. Lisboa: Editorial presença, 1992. 
ROSSI, Maria Helena Wagner. Algumas reflexões sobre "leitura de imagens". Disponível no site: www.iberecamargo.org.br/content/escola/guia.asp 
TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Museu e Inclusão Social. Texto apresentado no Congresso Brasileiro do Trabalho da Pessoa com Deficiência, CONDEF Brasil 2008 - Florianópolis/Santa Catarina
 

Data

04/11/2014 a 02/12/2014

Dias e Horários

Terças, 18h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 12,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira