Educação para os surdos no Brasil
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A discussão sobre a educação dos surdos no Brasil permeia vários campos do saber. Um saber linguístico, um saber social, um saber político. Anualmente, os surdos tem conquistado seu espaço na sociedade e a grande preocupação se reflete na seguinte questão: Como ensinar os conteúdos específicos para esse público na Educação Básica? Esta entre outras questões sobre a escolarização dos alunos surdos norteiam o trabalho desenvolvido no livro Educação para os Surdos no Brasil: Desafios e Perspectivas para o novo milênio, que tem o objetivo de refletir sobre as diferentes perspectivas para a educação dos surdos, tendo em vista, as novas políticas de inclusão no ambiente escolar e na sociedade.
A obra foi organizada a partir da escolha de temas relevantes para a comunidade surda e para os ouvintes como, por exemplo: como está a política nacional de educação especial para formação de professores; a representação da língua de sinais caseiras dos surdos; experiências realizadas por surdos e por ouvintes; o ensino/aprendizagem dos campos de conhecimentos específicos como biologia, química, física, matemática, língua portuguesa, história, geografia, língua estrangeira - inglês e por fim, astronomia; a reflexão do desenvolvimento linguístico da criança surda na Educação Infantil; a escrita de sinais como opção de letramento em Libras para os estudantes surdos; a contribuição das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação de surdos em um curso na modalidade à distância.
Trata-se portanto, de um trabalho que pode interessar não apenas aos pesquisadores e demais envolvidos com a discussão a seu respeito, mas também a toda comunidade surda e ouvinte, e que serão debatidas nesta palestra.
*Haverá tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22 de dezembro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
(Foto: Editora CRV)
Palestrantes
Fábio de Souza Alves
Doutorando na Faculdade Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no Ensino Fundamental na área de Ciências, e pesquisador de novas estratégias e metodologias de Ensino de Física, para pessoas surdas, investigando a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Foto: Acervo pessoal)
Bibliografia
ALVES, Fabio de Souza; CAMARGO, Eder Pires de O atendimento educacional especializado e o ensino de física para pessoas surdas: uma abordagem qualitativa - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p61. Revista Abakós, v. 2, p. 61-74, 2013. ALVES, Fabio de Souza, PEIXOTO, Denis Eduardo, LIPPE, Eliza Márcia Oliveira. Releitura de conceitos relacionados à astronomia presentes nos dicionários de Libras: implicações para interpretação/tradução. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 4, p. 531-534, 2013. ALVES, Fabio de Souza. Ensino de física para pessoas surdas: o processo educacional do surdo no ensino médio e suas relações no ambiente escolar, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Dissertação de Mestrado, Bauru, 2012 ASTOLFI, Jean Pierre e DEVELAY, Michel, A didática das ciências; tradução Magda S. Fonseca , 3ª edição- Campinas, SP , Editora Papirus, 1994 MENDES, Enicéia Gomes, A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v.11, n.33, p. 387-405, 2006 VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Data
23/01/2015 a 23/01/2015
Dias e Horários
Sexta, 19h30 às 21h30.
Local
Valores
Grátis.