Educomunicação como intervenção social
Voltar para o início
Programa
O curso visa apresentar os fundamentos histórico-filosóficos da Educomunicação enquanto fenômeno social, como também discutir e refletir sobre produções coletivas de comunicação realizadas com crianças, jovens e adultos, em espaços de educação formal e não formal, cultura e saúde mental, ressaltando a importância do processo de elaboração, produção e realização das peças de comunicação na perspectiva da Educomunicação. Adotando metodologia dialógica, Trata-se de proporcionar a reflexão sobre possibilidades da Educomunicação nos processos socioeducativos, aprofundando seus conhecimentos e usos específicos.
Inscrições a partir do dia 26/01, às 14h.
Inscrições a partir do dia 26/01, às 14h.
Conteúdo:
Contexto histórico do nascimento do termo
O papel dos meios de comunicação na formação das pessoas
Mário Kaplún, o criador do termo Educomunicação
Educomunicação como conceito
Os meios de comunicação no Brasil
De que educação estamos nos referindo em Educomunicação
De que comunicação estamos nos valendo em Educomunicação
Processos de produção coletiva de programa de rádio na perspectiva da Educomunicação
Processos de produção coletiva de programa de vídeo na perspectiva da Educomunicação
Educomunicação e Terceira Idade (produções coletivas de rádio, revista e vídeo)
Educomunicação e Infância (produções coletivas de rádio e vídeo)
Educomunicação e Juventude (produções coletivas de rádio, fotonovela e vídeo)
Educomunicação e Escola (produções coletivas de rádio e vídeo)
Educomunicação e Saúde Mental (produções coletivas de rádio)
Metodologia de trabalho para produções coletivas de comunicação, na perspectiva da Educomunicação
Sobre Mediador e Mediação de processos de produções coletivas de comunicação, na perspectiva da Educomunicação
(Foto: Instituto Gens)
(Foto: Instituto Gens)
Bibliografia
KAPLUN, Mário. Comunicación entre grupos: el método del Cassete-foro. CIID, Ottawa: 1984.
______________ La Educación para los Medios. Montevideo: Fundación de Cultura Universitaria de la Universidad de la Republica, 1987
______________ Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. México, Editorial Cromocolor, 1994
LOPES LIMA, Grácia. Educação pelos Meios de Comunicação ou Produção coletiva de comunicação na perspectiva da Educomunicação. São Paulo, Instituto GENS de Educação e Cultura, 2009.
_________________ Educomunicação. Psicopedagogia e Prática radiofônica. Estudo de caso do Programa de rádio Cala-boca já morreu. ECA/USP. Dissertação de Mestrado, 2002.
_________________ Detalhamento da Metodologia Cala-boca já morreu
_________________ Comunicação/educação: a atualidade do tema
_________________ Educomunicação na escola
_________________ Educomunicação e processos de autoria. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online - v.2, n.1 (2013)
Em: <http://portalgens.com.br/portal/publicacoes>. Acesso em 16 de dezembro de 2014.
LOPES LIMA, Grácia e MELO, Teresa. Passo a passo para a conferência de meio ambiente nas escolas + Educomunicação: mudanças ambientais globais. Brasília: Ministério da Educação, SECAD: Ministério do meio Ambiente, SAIC, 2008 LOPES
_______________________________ “Educomunicação e meio ambiente” In:
Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola.
Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) – Ministério da Educação 2007.
LOPES LIMA, Grácia e SOARES, Donizete. Para saber das coisas – Falando da Política Nacional de Saúde e das doenças relacionadas ao trabalho. São Paulo : Hemeroteca Sindical Brasileira e OBORÉ – projetos especiais em comunicações e artes. 2006
RAMONET, Ignácio. “Poder midiático”. In: MORAES, Dênis de. Por uma outra comunicação. Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003
SOARES, Donizete. Pra Discutir e gerar boas conversas em sala de aula
________________ Educomunicação: intervenção ou reprodução social
________________ Educomunicação – o que é isto
________________ Educomunicação não é metodologia
________________ Educomunicação: Dimensão Social e Política
________________ Informação e Comunicação
________________ Educomunicação e Software Livre
Em: <http://portalgens.com.br/portal/publicacoes>. Acesso em 16 de dezembro de 2014.
Data
03/02/2015 a 17/03/2015
Dias e Horários
Terças e quintas, 19h30 às 21h30.
*17/02 não haverá aula devido feriado de carnaval.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
Valores
R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira