Atividades

O pensamento feminista nas práticas artísticas

Curso Presencial
Eflorescências feministas: pensamentos e práticas

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Programa

O ciclo coloca em debate o atravessamento das ideias de autores incontornáveis para o pensamento feminista na formulação teórica e nas práticas artísticas no Brasil hoje, tomando emprestado o conceito de eflorescência. Eflorescências surgem a partir do depósito de matéria resultante do transpassar de soluções salinizadas através de superfícies porosas, gerando formações cristalinas, pontiagudas e cortantes.
 
Contribuindo com a cena feminista atual, as conversas são conduzidas por artistas e intelectuais convidadas e integrantes do coletivo feminista Vozes Agudas, ligado ao espaço de arte independente Ateliê397.

Programa
19/3 - Transições permanentes: dissidências dos sistemas binários de sexo-gênero
Como pensar para além da normatividade conservadora que limita nossos corpos no regime binário de gênero? Em sua pesquisa artística, dentro do campo tradicional da pintura, Fefa Lins subverte gêneros e embaralha identidades.

26/3 - A intersecção através da diferença: criação de comunidades de sobrevivência colaborativa entre múltiplas alteridades
A conexão de saberes e tecnologias entre múltiplas agências, biológicas e geológicas, orienta novas formas de identificação, familiaridade e companheirismo. O diálogo entre uma artista e uma pesquisadora sublinha investigações poéticas que fazem frente às relações pautadas pela hiperdomesticação e a industrialização de paisagens cada vez mais arruinadas

2/4-  Fabulação crítica: um conceito para pensar os arquivos e reconstituir memórias
O projeto "A água é uma máquina do tempo" da artista Aline Motta será discutido em diálogo com o conceito de fabulação crítica, presente no livro “Perder a mãe” (2021) e no ensaio “Vênus em dois atos” (2020) da escritora Saidiya Hartman.

9/4 - Autobiografia feminista: construção da identidade da mulher por nós mesmas
As estruturas simbólicas e de memória que relacionam imagem e palavra presentes no romance autobiográfico “Os anos” (2008), de Annie Ernaux, são o ponto de partida para uma discussão sobre os processos poéticos da artista Lenora de Barros.  

16/4 - Crítica de arte feminista: encontros e desencontros entre os textos e práticas artísticas
Dentre as principais articuladoras do feminismo no campo da crítica de arte, Lucy Lippard se destaca internacionalmente desde a década de 1970. A discussão aborda a presença das ideias da autora em produções teóricas e artísticas brasileiras.   

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Melissa Baltazar, "Constituição ambígua inofensiva", 2023.)

Palestrantes

Thais Rivitti

Thais Rivitti

Crítica de arte e curadora. Mestre em Teoria, História e Crítica de Arte pela USP. Gestora do espaço de arte independente Ateliê397.
(Foto: Acervo Pessoal)

Roberta Barros

Roberta Barros

Artista visual e pesquisadora, autora do livro “Elogio ao toque: ou como falar de arte feminista à brasileira” (2014).
(Foto: Acervo Pessoal)

Lenora de Barros

Lenora de Barros

Artista. Utiliza linguagens como texto, vídeo, sons e performances. Faz parte de coleções no Brasil e no exterior.
(Foto: 
Fernando Laszlo)

Bruna Fernanda

Bruna Fernanda

Pesquisadora, curadora e educadora. Mestre em Identidades e Culturas Brasileiras no IEB-USP. Faz parte da gestão do Ateliê397 e do coletivo feminista Vozes Agudas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tania Rivitti

Tania Rivitti

Educadora e gestora do Ateliê397. Trabalhou em algumas Bienais no setor educativo do MASP e no Centro Universitário Maria Antonia/USP. Participa do coletivo feminista de intervenção nas artes Vozes Agudas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fefa Lins

Fefa Lins

Pesquisador. Em 2023, fez sua 1ª exposição em São Paulo e possui obras em coleções públicas. Indicado ao Prêmio PIPA 22.
(Foto: Jessica Bernardo)

Ana Luiza Braga

Ana Luiza Braga

Poeta, educadora e tradutora. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Licida Vidal

Licida Vidal

Artista visual. Traça sua pesquisa afastando-se do meio urbano, investigando a relação conflituosa entre humano e natureza, as colonizações das paisagens e a vulnerabilização de corpos e territórios.
(Foto: Acervo Pessoal)

Aline Motta

Aline Motta

Artista. Combina diferentes práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo e instalação.
(Foto: Marcus Leon)

Sophia Faustino

Sophia Faustino

Poeta e pesquisadora, mestranda em História da Arte pelo PGEHA USP, com enfoque nos estudos de gênero. Integra o coletivo feminista Vozes Agudas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/03/2024 a 16/04/2024

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 19/3.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira