Emergência Política: Nas Periferias Brasileiras e Nos Países da América Latina
Voltar para o inícioPrograma
Debates sobre um retrato atual e histórico das inovações políticas nas periferias de cinco cidades do Brasil: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte e nos seguintes países da América Latina: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
Dia 18/2 - Apresentação e debate sobre pesquisa Inovação Política nas Periferias Brasileiras
A pesquisa fez um retrato histórico de periferias de cinco cidades do Brasil: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Foram mapeadas mais de 400 iniciativas ligadas à política institucional, ONGs, coletivos informais e indivíduos, dentro das pautas de Mídia Independente e Alternativa, Participação Política, Redes de Colaboração, Movimentos Sociais e Culturais, Meio Ambiente e Empreendedorismo Social, que atuam em seus territórios.
Com Jéssica Cerqueira e Well Amorim.
Mediação: Jonaya de Castro.
Dia 25/2 - Apresentação e debate sobre pesquisa - Emergência Política: Inovação na América Latina
A pesquisa Emergência Política América na América Latina entrevistou 250 iniciativas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai. O debate apresentará as inovações políticas mais importantes e que estão acontecendo agora. Sendo a América Latina a região mais desigual do mundo, combater a desigualdade deve ser a premissa de qualquer inovação política que tenha como finalidade fortalecer a democracia.
Com Beatriz Pedreira e Larissa Dionísio.
Mediação: Jonaya de Castro.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Arte: Larissa Dionísio - Foto Di Campana Foto Coletivo)
Palestrantes
Beatriz Pedreira
Cientista social (PUC SP) e pesquisadora de novos comportamento políticos. Possui mais de onze anos de experiência em inovação pública e política, com passagem na Fundação Brava, CLP e Box1924. É co-fundadora do Instituto Update, uma organização que estuda e fomenta a inovação política na América Latina, é Diretora da área de Inteligência que mapea e compreende novas iniciativas e as lideranças políticas da região.
(Foto: Gesse Silva)
Jéssica Cerqueira
Produtora cultural, gestora de projetos, pesquisadora, educadora popular e fazedora nos processos que atua, juntando ideias e tecnologias para atuar com cultura negra e periférica. É formada em Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo. Atua a partir dos territórios que vive e desenvolveu o workshop #Ondeéorole que discute a partir destes locais o direito à cidade, ao lazer e o acesso livre as informações. Compõe as Adelinas - Coletiva autonoma de mulheres pretas.
(Foto: Agência Naya)
Larissa Dionisio
Relações Públicas. Acredita que a realidade é o melhor para sonhar e por isso mergulhou no mundo da produção executiva de projetos e gestão de comunidades, com atuação em festivais, coletivos e organizações do terceiro setor. Faz parte do Núcleo de Inteligência do Update como produtora executiva e pesquisadora.
(Foto: Acervo Pessoal)
Wellington Amorim
23 anos, negro, LGBT e morador do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. Jornalista, cineasta independente e produtor cultural, apresenta a série "Explorer Investigation" produzida pela Vice para o National Geographic. Está finalizando seu primeiro longa metragem, o documentário "Raízes", que faz uma denuncia do apagamento da história do negro no Brasil. Além disso constrói um cineclube comunitário que se chama "Cine Campana" e foi um dos pesquisadores do Instituto Update na construção da pesquisa "Emergência Política Periferias".
(Foto: Nayara Mendl)
Jonaya de Castro
Gestora de projetos culturais e pesquisas, com experiência em políticas públicas de cultura e processos participativos. Integrante da Cátedra Unesco de Cultura e Desenvolvimento 2008. Coordenação de cultura dos CEUs por 8 anos. Co-autora das publicações de produção cultural "Inspirador" do Goethe Institut Brasil. Professora de comunicação e cultura de rede do curso de gestão cultural do Itaú Cultural. Hoje é gerente de cultura do Parque Ibirapuera.
(Foto: Gabi Juns)
Data
18/02/2019 a 25/02/2019
Dias e Horários
Segundas, 14h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.