Encontro de mulheres migrantes
Voltar para o inícioPrograma
O evento prevê o debate sobre a questão migratória junto a algumas mulheres imigrantes residentes em São Paulo, cujas falas versarão sobre a sua atuação política e cidadã em diversas áreas, destacando experiências pessoais e profissionais. O objetivo central consiste em difundir a condição e a atuação dessas mulheres imigrantes no Brasil para um público interessado nessa causa em particular e nas diversas formas de ativismo social como um todo.
Programação
13/12. Participação Social x Mulheres Imigrantes em SP
Com Clara Politi (Argentina) e Oriana Jara (Chile).
14/12 - Saúde Pública x Mulheres Imigrantes em SP
Com Jobana Moya (Bolívia) e Rocío Shuña (Peru).
15/12 - Cultura e Educação x Mulheres Imigrantes em SP
Com Veronica Yujra (Bolívia) e Nataly Puente (Peru).
Mediação: Beatriz de Barros Souza.
(Foto: Domínio Público)
Palestrantes
Clara Politi
Formou-se em Administração de ONG. Atua em várias ONGs em prol dos direitos humanos e dos imigrantes, bem como pelo respeito e valorização da diversidade. Foi eleita pelos imigrantes para o Conselho Participativo de Pinheiros em 2013 e 2015.
(Foto: Acervo Pessoal)
Jobana Moya
Imigrante boliviana humanista, ativista pela Não Violência Ativa e a Não Discriminação mediadora intercultural, membro -fundadora da Equipe de Base Warmis Convergência das Culturas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Nataly Puente
Eleita em agosto de 2017 para o Comitê Organizador da 10a Marcha dos Imigrantes por seu interesse no tema da organização de eventos culturais e na defesa dos direitos dos imigrantes.
(Foto: Acervo Pessoal)
Oriana Jara
Formou-se em Biblioteconomia pela Universidade do Chile, em Sociologia pela Universidade de Lovaina e em Psicologia Social pela Universidade Pichon Riviére. Reside em São Paulo, capital desde 1995 onde coordena a "PAL - Presença de América Latina".
(Foto: Acervo Pessoal)
Rocío Shuña
Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, atua como mediadora cultural no Projeto Interagencial de Assistência às Mulheres Migrantes e Refugiadas em situação de violência (ONU Mulheres / OPAS / ACNUR), e é integrante do Coletivo Yana Willqa, grupo ativista que compõe a Frente de Mulheres Imigrantes e Refugiadas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Veronica Yujra
Dentista sanitarista e pós-graduanda do Programa de Patologia da Unifesp, é idealizadora e coordenadora do Coletivo "Si¿, Yo Puedo!" grupo de ativistas pelo acesso à educação das comunidades. Acumula, ainda experiências na área da saúde de migrantes e refugiados.
(Foto: Acervo Pessoal)
Beatriz de Barros Souza
Mestra em Direitos Humanos pela USP, Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/12/2017 a 15/12/2017
Dias e Horários
Quarta a Sexta 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.