Ensinar (a partir do) Audiovisual
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O audiovisual vem sendo amplamente utilizado como ferramenta pedagógica, especialmente em atividades voltadas para crianças e jovens, e os resultados são geralmente muito positivos, sugerindo transformações que vão muito além do aprendizado técnico do vídeo. O curso busca investigar o que há na aprendizagem audiovisual que leva a tais efeitos; e fomentar a prática de estratégias pedagógicas que os potencializem.
Seguindo a máxima que diz que "se ensina como se aprende", este curso também objetiva oferecer uma experiência metaeducativa: que aqueles que frequentem este curso aprendam da forma como pretendem ensinar. Isto é, trata-se de um curso que se pautará não apenas pelo ensino do ensino audiovisual, mas especialmente pelo despertar do olhar para os meios empregados para ensiná-lo/aprendê-lo, de modo que os alunos deste curso possam descobrir e inventar meios pelos quais possam educar a si mesmos; exatamente como se sugere que eles façam futuramente com seus estudantes.
Conteúdo:
- Panorama da educação audiovisual no Brasil: dados e resultados
- A abordagem democrática: pequenas histórias de estratégias de sucesso utilizadas em ONGs, instituições públicas, escolas e na iniciativa privada.
- Um circuito democrático: princípios pedagógicos para organizar planos de curso.
- Princípios de uma gestão democrática: espaço, alimentação, afeto.
- Fundamentos para uma metaeducação: ontologia do ensino audiovisual, as personas do metaeducador.
- Breve tradução pedagógica dos fundamentos da linguagem de ficção (e novas formas para ensiná-los): roteiro (estrutura em atos, conflito, objetivos) e direção (direção, posição, olhar, eixo, diálogos, estética, universo simbólico), produção.
- Breve tradução pedagógica dos fundamentos da linguagem documental: Filmes jornalísticos, poéticos, pessoais, críticos, metalinguísticos, etc.
- Breve introdução aos formatos curtos e extracurtos: curta-metragem, filme de minuto, nanominutos.
- Exercício prático: criando filmes ultracurtos.
- Exercício prático: um psicodrama audiovisual.
- Exercício prático: jogo da criação - como usar/aplicar em sala de aula.
- Exercício prático: desenvolvimento de um projeto/plano de curso/plano de aula.
- Exercício prático: desenvolvimento de um projeto/plano de curso/plano de aula.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Bibliografia
CIRELLO, Moira Toledo Dias Guerra. Educação Audiovisual Popular no Brasil - Panorama, 1990-2009. Tese de doutorado disponível no site da usp, 2010.
ILLICH, Ivan. Sociedade Sem Escolas. Petrópolis: Vozes, 1964.
TOLSTOI, Leon, 1988. Obras pedagógicas, Moscovo: Edições Progresso, 1988.
Data
21/11/2016 a 12/12/2016
Dias e Horários
Segundas, 14h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.