Entre o livro e o lugar
Voltar para o inícioPrograma
Falar de lugar literário é abrir o sentido em relação aos espaços que frequentamos, a uma infinidade de significados e possibilidades. Quando um escritor narra lugares, fala da experiência poética de espaços de seu cotidiano. Adentrar a esse universo, estimula a experiência sensível que faz parte do espaço que nos rodeia, enriquecendo o processo criativo na construção de visualidades.
Neste curso pretende-se ampliar o olhar poético do indivíduo em relação ao espaço que o circunda, construindo outros sentidos através da literatura de ficção. A discussão far-se-á por meio de um repertório de textos e imagens onde a ideia de “lugar” ocupe uma dimensão particular. Serão apresentados os lugares literários de escritores como Marguerite Duras, George Perec, Jorge Luis Borges, Clarice Lispector e Italo Calvino, entre outros, além de referências visuais e poéticas em cinema e artes plásticas. Também serão discutidas as propostas e a produção dos alunos, tendo como foco uma atividade prática a partir de um lugar-texto, com o objetivo de elaborar um trabalho visual.
Conteúdos
• Lugar ficcional / lugar real. Imagem, ficção e lugar. O espaço primeiro: a casa. Possibilidades poéticas da casa: escritas (em Bachelard, Georges Perec, Jorge Luis Borges, Júlio Cortázar, Virginia Woolf, Bernard Collet); visuais (em Marguerite Duras, Mario de Andrade e sua casa na Barra Funda, Tarkovski, Wilhelm Hamershoi). As casas literárias, casas de escritores.
• O Lugar-texto. Os lugares imaginários abordados na literatura e no cinema, (as bibliotecas de Borges e Win Wenders, as cidades de Calvino, a paulicéia de Mario de Andrade, o sertão de Guimarães Rosa, o museu de Sokurov). O lugar onde estamos: visualidades fictícias (Virginia Woolf, Borges), arquiteturas fictícias (Fritz Lang, Piranesi, entre outros). O Dicionário dos Lugares Imaginários.
• A ideia de cruzamentos, sobreposições e deslocamentos dos lugares. De onde vem os lugares literários, no real. Tipos de lugares que nos traz o conto, o romance, o poema. Construindo uma memória de um lugar onde nunca estivemos: a memória ficcional. A ideia de paralelismo permeável. O mapa, ou dos lugares contidos num papel dobrado.
• O Lugar-imagem nas Artes Visuais: enfoques sobre a construção do sentido espacial (dimensões sonora, sensorial e sinestésica) na obra de artistas visuais como Jeff Wall, Anri Sala, H. Sugimoto, Bruce Nauman, Yoko Ono, Waltercio Caldas, Cildo Meirelles, Nelson Félix, Gordon Matta Clark, Piranesi, Chris Marker, Gary Hill, Bill Viola. Aula de Campo: percurso por lugares literários do centro de São Paulo, com inserções de textos declamados e performados pela atriz Lilian de Lima. Conclusão da visita na casa de Mario de Andrade, Barra Funda.
• O mapa-confecção: mapa coletivo dos trabalhos propostos, roteiros possíveis, localizações imaginárias/fictícias e reais. Esboço de labirintos possíveis. A ideia de ATLAS como um livro que contém lugares: Atlas Mnemosine, de Warburg. Atlas de Borges. O Atlas dos lugares malditos, de Olivier Le Carrer.
• O Lugar ficcional no cinema: -Tarkovski e Sokurov : lugar poético no cinema. Outros cinemas: Alain Resnais, Agnès Varda, Marguerite Duras, Fellini, Hiroshi Teshigahara, Fritz Lang, Werner Herzog, Antonioni, Tsai Ming Liang.
• O som do lugar ficcional: o som construído. A voz que ficcionaliza: contar histórias, em Duras, John Cage e outros.
Bibliografia:
· ARRIGUCCI, David. A Buenos Aires de Borges. Conferência no IMS, Radio Batuta, Instituto Moreira Salles, http://ims.uol.com.br/Radio/D430
· BACHELARD, Gaston; A Poética do Espaço. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
· BIOY CASARES, Adolfo. La Invención de Morel. Buenos Aires: Emecé Editores, 1968.
· BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. Buenos Aires: Ed. Emecé, 2007.
· CALVINO, Italo. As cidades invisíveis.
· DANTAS, Goimar. Rotas literárias de São Paulo. São Paulo: Editora SENAC, 2014.
· DURAS, Marguerite, PORTE, Michelle. Le lieux de Marguerite Duras . Paris: Les Éditions de Minuit, 1997.
· DURAS, Marguerite. O amante. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
· GRAU, Cristina; Borges y la arquitectura. Madrid, Ediciones Catedra - Ensayos Arte, 1997.
· LE CARRER, Olivier. Atlas des Lieux Maudits ; Paris: Flammarion, 2013.
· MACHADO, Alvaro (org.). Aleksandr Sokúrov. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
· MANGUEL, Alberto e GUADALUPI, Gianni. Dicionário de Lugares Imaginários . Editora: Companhia das Letras. São Paulo, 2003.
· PEREC, Georges. Especes d’ espaces Paris: Editions du Regard, 2006.
· TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
· WOOLF, Virginia. As Ondas. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1991.
Com Patrícia Osses, participação especial de Lilian de Lima.
(Foto: Patrícia Osses)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Patrícia Osses
Artista plástica formada pela USP, onde concluiu doutorado em Poéticas Visuais sob a orientação de Carlos Fajardo. Também tem formação em Arquitetura e Música. Desenvolve trabalhos na França de Marguerite Duras, na Argentina de Jorge Luis Borges e na extinta Cinelândia paulista. (Foto: Miguel Lopez)
Lilian de Lima
Atriz, cantora, dramaturga, diretora e preparadora vocal.
(Foto: Eduardo Ribeiro)
Data
08/09/2015 a 03/11/2015
Dias e Horários
Terças, 18h30 às 21h30 (não haverá aula no dia 29/09);
03/10. Sábado, 14h às 17h.