Atividades

Pretende-se construir o entendimento da natureza e do conhecimento de gestão cultural e, assim, compreender seus limites e potenciais de aplicação no campo das artes e da cultura.

Epistemologia da gestão cultural

Voltar para o início Epistemologia da gestão cultural

Programa

Nos últimos anos tem crescido a importância dada aos estudos sobre a gestão cultural, em face da diversidade e expansão de ações e de atividades culturais, em diferentes espaços e dinâmicas sociais, sejam ONGs, centros culturais, bibliotecas, comunidades, museus etc. Essa ampliação gerou a necessidade de entender as especificidades destas ações e da construção de um pensamento próprio das questões pertinentes à área cultural, nesta perspectiva. A gestão cultural é um conceito em construção, que emerge como um campo de conhecimento novo, passível de diferentes interpretações.  
Este curso tem como proposta a observação epistemológica da gestão, por meio das teorias clássicas da gestão e da administração, pretende-se construir o entendimento da natureza e do conhecimento de gestão e, assim, compreender seus limites bem como seus potenciais de aplicação no campo das artes e da cultura. 

Além disso, as ideias de cultura e artes serão discutidas a fim de criar condições para que sejam percebidas suas dinâmicas da perspectiva do gerenciamento, valendo-se de aulas expositivas dialogadas, exercícios em sala e estudo de caso.
 
Conteúdo programático
• Construção histórica do conceito de gestão.
• Economia e gestão.
• Conceituação clássica de gestão.
• Gestão e marketing.
• Gestão de recursos.
• Alocação de recursos.
• Coordenação de recursos.
• Monitoração de recursos.
• Cultura e artes: definições.
• Ressignificação dos conceitos de cultura e artes.
• Delimitação do conceito de cultura para a gestão.
• Recursos das artes.
• Gestão cultural: definição e aplicação.

(Foto principal: Pixabay)

Palestrantes

Gisele Jordão

Gisele Jordão

Doutora em comunicação e práticas de consumo, mestre em Gestão Internacional e bacharel em Comunicação Social pela ESPM-SP, onde é professora nos cursos de graduação em Comunicação Social e Cursos de Férias de Marketing Cultural e temas afins, desde 1999. Desde 1993, como sócia da 3D3 Comunicação e Cultura, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias de gestão cultural e ampliação do acesso à cultura bem como o fomento de expressões artísticas.
(Foto: Kazuo)

Data

11/10/2014 a 28/11/2014

Dias e Horários

Sextas, 14h às 18h. Sábados, 9h30 às 14h. (Com exceção dos dia 17 e 18/10 e 1, 7, 8 e 15/11)

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 20,00 - comerciários e dependentes
R$ 50,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 100,00 - inteira

Inscreva-se agora