Espaços de Memória e Cultura: Participação e Comunidade
Voltar para o inícioPrograma
Este workshop irá analisar a forma como as organizações culturais hoje operam sob a premissa da democracia cultural e como as suas práticas iluminam aspectos das questões sociais, culturais e até mesmo políticas que fundamentam o contexto em que operam. Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnologizado, as organizações culturais procuram manter sua liderança em um contexto de mudanças sociais rápidas que exigem mais e mais práticas inclusivas e transparentes no compartilhamento e troca de conhecimentos. Em uma série de palestras baseadas em indagações e oficinas participativas, estudantes e professores examinarão coletivamente os inúmeros formatos das instituições culturais e patrimoniais.
O curso irá oferecer novas perspectivas sobre alguns dos temas atuais na prática patrimonial, ou seja, proporcionará aos alunos um amplo conhecimento teórico e prático de questões como: O que é patrimônio? O que é uma comunidade? O que é a cidadania cultural? Qual é o público? O que é uma museologia participativa? O que é um patrimônio cultural imaterial? O que é co-curadoria?
Especificamente, este workshop irá analisar e comparar as várias práticas patrimoniais recentemente desenvolvidas e aplicadas no Brasil e no Canadá, respectivamente, a fim de aprimorar o envolvimento com a participação da comunidade e o desafio de criar estudos e práticas patrimoniais mais inclusivas.
Os participantes serão incentivados a trabalhar em equipes. Cada grupo será orientado por um membro de uma instituição e/ou um dos oradores convidados. Todos os encontros contarão com tradução simultânea. Além das aulas teóricas, eles terão a oportunidade de realizar visitas a instituições culturais que ampliarão a visão acerca do que está sendo discutido na oficina.
As inscrições poderão ser feitas de 01 a 15 de junho, os selecionado serão divulgados no dia 30 de junho e as matrículas deverão ser feitas entre 02 e 10 de julho. O workshop acontece entre 27 de julho e 1 de agosto.
Nome Completo
RG ou CPF
Data de Nascimento
Endereço Residencial
Telefones para contato
Currículo Vitae (2 páginas)
Carta de Motivação (1 página)
Todas as palestras terão tradução simultânea.
Palestrantes
Karen Workman
Historiadora, formada pela Universidade Federal Fluminense, com pós graduação em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundadora e diretora- presidente do Instituto Museu da Pessoa desde 1991. Atualmente Integra o grupo de pesquisa Interdisciplinar de pós- graduação Diversitas – Humanidades, Direitos e outras legitimidades (USP -Universidade de São Paulo) e faz parte do Conselho do Center For Digital Storytelling, além de atual como colaboradora em storytelling collection do Wellbeing project. É fellow Ashoka desde 1999 tendo sido membro do Global Fellowship Team da Ashoka entre 2004 e 2008, com foco em estratégias de ampliação do impacto social e membro da rede de empreendedores sociais da Folha-Schwab . Foi editora e co- editora de várias publicações tais como História Falada: memória, rede e mudança social (2006), Tecnologia Social de Memória (2009), Transformações Amazônicas (2010) , Todo Mundo tem uma História para contar (2012), Quase Canções (2017) e Social Memory Tecnhology: Theory, Practice, Action (em parceria com Joanne Garde-Hansen –Warrick University - Routledge Publications House - 2016).
Jean-François Leclerc
Mestre em História e Museologia, Jean-François Leclerc dirige desde 1996 o Centre d’histoire de Montréal. Desde o ano 2000, ele iniciou com sua equipe diversos projetos inovadores inspirados na museologia social, entre os quais destaca-se "clinique de mémoire", que se caracteriza por uma coleta de testemunhos.
Renata Motta
Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. De 2011 a 2016 atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). Atualmente está vinculada à Universidade de São Paulo, como Assessora do Gabinete da Reitoria para a área de museus e coleções. É membro do Conselho Consultivo do ICOM Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ricardo Gomes Lima
Professor Adjunto do Instituto de Artes / UERJ (desde 1995), onde leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Artes, coordena o Núcleo de Cultura e Arte Populares e é co-editor da Revista Textos Escolhidos de Cultura Popular. Foi pesquisador do Centro Nacional de Cultura Popular / IPHAN / MinC (1983 - 2011), onde foi responsável pelo Setor de Pesquisa e Coodenador da Sala do Artista Popular. Assumiu no período de 2009 a 2011 a Coordenação Técnica do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural.
Sônia London
Graduada em Letras pela Faculdade de Língua e Literatura Francesa e pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Desde 2002, colabora com o Museu da Pessoa. Foi diretora-executiva da organização de 2015 a 2018. Tem experiência em coordenação de projetos, formação de educadoras/es e organização de publicações.
(Foto: Acervo Pessoal)
Érika Mourão Trindade Dutra
Gerente do Sesc Itaquera. Especialista em Animação Sociocultural, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduada em Gestão de Negócios para Executivos (FGV) e pós-graduanda em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Participou de diversos programas de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas e Fundação Dom Cabral.
Pré-requisito
Data
27/07/2015 a 01/08/2015
Dias e Horários
Segunda a sábado, das 9h30 às 18h30.
e-mail para inscrição: workshop@cpf.sescsp.org.br