Atividades

A consolidação da Gestão do Esporte no Brasil

Curso Presencial
Esporte e Gestão

Voltar para o início Esporte e Gestão

Programa

O Seminário Esporte e Gestão representa uma oportunidade para aprofundar o entendimento sobre a interrelação teórico-prática no campo da Gestão do Esporte.

Ao promover a interação entre diversas esferas da sociedade, como profissionais, pesquisadores, acadêmicos, e demais interessados, o evento busca ampliar a compreensão dos desafios enfrentados no cenário esportivo brasileiro, fomentando reflexões críticas e inovadoras, além de conectar a evolução da produção acadêmica da área, com a atuação do SESC SP e dos 15 anos da fundação e atuação da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP).  

O enfoque na valorização da diversidade cultural reflete o compromisso do seminário em reconhecer a pluralidade de perspectivas e experiências que contribuem para o avanço da Gestão e Políticas Públicas do Esporte no Brasil.

O evento se posiciona como um espaço de diálogo e aprendizado coletivo, impulsionando a reflexão sobre questões contemporâneas do setor esportivo.

Programação

15h às 16h | Recepção e credenciamento   

16h às 17h15 | Mesa: Gestão do Esporte nos diferentes territórios  
Apresentar um panorama do avanço do campo da Gestão do Esporte em diferentes territórios no Brasil, considerando tanto práticas de gestão, quanto o avanço acadêmico (pesquisas e formação). Serão abordados os contextos de diferentes regiões do país, valorizando a diversidade de experiências.  
Com Carlos Mulatinho, Geraldo Campestrini, Denise Mariano, Philipe Camargo.
Mediação Giselle Tavares.   

17h15 às 17h30 | Intervalo  

17h30 às 18h45 | Mesa: Boas práticas de Gestão do Esporte  
Apresentar relatos de boas práticas na Gestão do Esporte, no âmbito público e privado sem fins lucrativos, explorando desafios, avanços e possibilidades, se valendo do compartilhamento de experiências a partir de diferentes perspectivas.  
Com Thomas Freitas, Marcos Nunes, Mário Augusto Silveira.
Mediação Gabriela Borges.  

18h45 às 19h00 | Intervalo  

19h às 20h15 | Painel: Consolidação da Gestão do Esporte no Brasil  
Debater o avanço e consolidação da Gestão do Esporte no Brasil, em termos acadêmicos e práticos, com a comemoração dos 15 anos da ABRAGESP, com a atuação do SESC SP e outras realidades esportivas.
Com Flávia Bastos, Carol Seixas, Kenji Saito.
Mediação Cacilda Amaral.  

20h30 às 21h | Encerramento
Com Gabriela Petrovas.

*Apresentação e condução do evento: Raphael Cutis.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Carol Seixas

Carol Seixas

Graduada em Educação Física - FMU, pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo - FMU, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do SESC São Paulo, coordenadora do Dia do Desafio para o continente americano e coordenadora da Semana Move no Brasil e em outros países da América Latina.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Gabriela Borges Sebastião

Gabriela Borges Sebastião

Mãe, pesquisadora no SESC CPF; mestranda em Ciências - EEFE/USP. Graduada em Educação Física e em Comunicação Social. Integrante do LAGECOM/USP.
(Foto: Renata Teixeira)

Giselle Tavares

Giselle Tavares

Docente na UFU. Graduada em Educação Física e Doutora em Ciências da Motricidade - UNESP Rio Claro. Pós-doutora - UNESP Rio Claro e USP. Diretora de Relações Institucionais da ABRAGESP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cacilda Amaral

Cacilda Amaral

Docente do curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP. Doutora em Ciências - EEFE/USP. Pesquisadora do Sport.Map. Presidente da ABRAGESP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carlos Mulatinho

Carlos Mulatinho

Professor adjunto da UPE. Docente permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física - UPE/UFPB. Líder do GEquip ESEF/UPE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Denise Mariano Da Silva

Denise Mariano Da Silva

Graduada em Educação Física, pós-graduada em Educação Motora, MBA em Bens Culturais, Economia e Gestão, e Gerente do Sesc Mogi das Cruzes.
(Foto: Acervo Sesc Mogi das Cruzes)

Flávia Bastos

Flávia Bastos

Professora associada da EEFE/USP. Fundadora e membro da ABRAGESP, e membro da ALGEDE. Líder do GEPAE/EEFEUSP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gabriela Petrovas

Gabriela Petrovas

Educadora em atividades fisico-esportivas do Sesc SP desde 2007; Instrutora de Hatha Yoga e Yogaterapia com ênfase em terapias restaurarivas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Geraldo Campestrini

Geraldo Campestrini

Doutor - UERJ, mestre - Universidade de Lisboa, e bacharel em Ciência do Esporte. Atuação como executivo em entidades esportivas. Autor do livro "Plataforma de Negócios do Esporte: a gestão do esporte orientada pelo mercado", Editora Prismas, 2016.
(Foto: Acervo Pessoal)

Kenji Saito

Kenji Saito

Diretor de esportes (desenvolvimento) - COB, graduação em Educação Física na UFES, especializado em gestão e marketing esportivo, mestre em ciências do esporte e estudos olímpicos - Universidade de Tsukuba/Japão; professor, árbitro e ex-atleta de judô.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Graduado Educação Física - UPE, doutor em Educação - UFPE. Professor Associado da UFRPE. Foi membro da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Pernambuco. Membro fundador da ALAGID. Exerce a presidência da Arena de Pernambuco.
(Foto: Acervo Pessoal)

Philipe Camargo

Philipe Camargo

Docente na UFMS. Doutor em Educação Física - UFPR, com formação complementar - Loughborough University (Reino Unido). Pesquisador de Pós-Doutorado do Núcleo de Estudos em Política Públicas para o Esporte e do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (UFPR).
(Foto: Acervo Pessoal)

Raphael Cutis

Raphael Cutis

Pai da Maria, Henrique, Elisa e Pedro. Doutorando e Mestre em Educação - Unicamp. Profissional de Educação Física, está animador cultural no Sesc Santana.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thomas Freitas

Thomas Freitas

Graduado em Educação Física - Mackenzie, especialização em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais - SENAC/SP, e Gestão do Esporte: Diversidade, Cultura e Lazer - SESC/SP. Atua há mais 10 anos com esporte para o desenvolvimento humano e na gestão de projetos sociais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mário Silveira

Mário Silveira

Assistente técnico da Gerência de Esportes do Sesc SP na área de Campanhas e Projetos; graduado em Educação Física - UniFmu; pós-graduado em Fisiologia do Exercício - UNIFESP, treinamento Desportivo - UNIFMU, e gestão de negócios do entretenimento pela ESPM; especialista em gestão cultural pelo Sesc SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/05/2024 a 09/05/2024

Dias e Horários

Quinta, 15h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 25/4, até o dia 9/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora