Atividades

Contextos
Estudos do som

Voltar para o início Estudos do som

Programa

Parece ser um consenso que desde o início do século passado o som tem se tornado um elemento proeminente em nossa cultura. Do desenvolvimento da acústica moderna às invenções no campo das tecnologias de áudio, do aparecimento dos meios de comunicação à distância (como o telefone e o rádio) aos experimentos com novas formas de produção sonora da música eletrônica, o som desempenha no século XX um papel fundamental em diversos nichos da cultura, das artes e das ciências. O curso Estudos do Som traz uma abordagem interdisciplinar do universo sonoro a partir do cruzamento de contextos tão diversos quanto a música, a comunicação, a antropologia e a acústica. O som é tomado como objeto central para a análise de aspectos socioculturais e políticos de atividades expressivas como as artes, o design e a moda. As discussões estarão focadas nas artes sonoras, música, cinema experimental e em outros contextos em que o som ocupa um papel preponderante. O curso inclui perspectivas bastante variadas e conta com a presença de pesquisadores e artistas reconhecidos pela maneira crítica e criativa com que abordam o universo sonoro. A programação inclui a realização de quatro módulos, duas palestras e uma mesa-redonda, de modo a oferecer um panorama amplo a respeito do papel do som na cultura e nas artes da atualidade.

 

Palestra de Abertura - Estudos do Som: um campo em gestação

Do desenvolvimento da acústica moderna aos experimentos sonoros da música eletrônica, o som desempenha no século XX um papel fundamental em diversos nichos da cultura, das artes e das ciências. A palestra irá abordar o adensamento das relações sonoras, especialmente no campo da criação artística. 

 

 

Módulo I - Artes sonoras: entre a música e o ruído

A partir da análise de obras experimentais contemporâneas investigaremos a dinâmica de interação entre manifestações musicais experimentais e práticas consolidadas - como a música de concerto -, estabelecendo uma cartografia do que é central e do que é marginal na música atual. 

 

Módulo II - Arte sonora, experimentalismo musical e o contexto brasileiro. 

Panorama da arte sonora e seus cruzamentos com o experimentalismo musical brasileiro. O curso parte das vanguardas do inicio do sec. 20, arte conceitual, grupo Fluxus, a música concreta e a música experimental para contextualizar a produção brasileira buscando cobrir um espectro artístico diverso.

 

 

Módulo III - Sonoridade e sistemas ideológicos. 

Este módulo concentra-se nos estudos sobre a sonoridade como manifestação e sintoma de estruturas ideológicas, tecnológicas e sociais. Pensaremos sobre a inseparabilidade da experiência sensível do som em relação aos sistemas, políticas e arquiteturas que o produz ou o recebe. 

 

Módulo IV - Som-Imagem ou Imagem do som 

Circunscrevendo um panorama histórico, buscar-se-á estabelecer as principais relações existentes entre cinema, vídeo e música para, assim, pensar verdadeiramente em uma arte audiovisual. De Oskar Fischinger a Len Lye, passando por John Witney, Gary Hill com experiências contemporâneas de Ryoji Ikeda e Thomas Köner.

 

Palestra de encerramento: Sujeito e objeto em loop: escutar nas entrelinhas 

A partir de uma experiência no campo crítico da música, o assunto passa a reverberar uma inquietação a respeito dos usos das novas tecnologias, revelando por onde e quando ela se torna sujeito, e por consequência nós objeto à sua disposição.

 

Mesa redonda final - Debate



(Foto: Brett-jordan_Sound-Waves_CC-BY-2.0)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Fernando Iazzetta

Fernando Iazzetta

Compositor, pesquisador e professor livre-docente na área de Sonologia na USP.
(Foto: Lilian Campesato)

Lilian Campesato

Lilian Campesato

Doutora em música pela USP e musicista voltada à experimentação de meios híbridos e não usuais de criação sonora.

Giuliano Obici

Giuliano Obici

Artista-pesquisador cujo trabalho aborda diferentes aspectos do som. Publicou o livro Condição da Escuta. Em 2014 recebeu o Giga-Hertz-Preis, prêmio oferecido pelo Centro de Arte e Mídia (ZKM - Karlsruhe). (Foto: Acervo pessoal)

 

Vivian Caccuri

Vivian Caccuri

Artista plástica, mestre em Estudos do Som Musical pela UFRJ.

Yann Beauvais

Yann Beauvais

Cineasta, crítico e curador independente.

Rodolfo Caesar

Rodolfo Caesar

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Compositor e pesquisador interessado nas relações entre música e novas tecnologias. Suas pesquisas mais recentes abordam questões de materialidades na música, bio-acústica e estética.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/07/2015 a 07/08/2015

Dias e Horários

Segundas a sextas, 10h30 às 13h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 36,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 60,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 120,00 - inteira

Inscreva-se agora