Federico Fellini, do Neorrealismo ao Cinema Alegórico
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Este curso pretende traçar um panorama da obra do diretor italiano Federico Fellini (1920-1993), um dos mais importantes e influentes da história do cinema mundial, enfatizando as suas principais mudanças estéticas, de mise-en-scène, bem como o entendimento do contexto sociocultural da apropriação de temas e gêneros narrativos, tendo em vista os quarenta anos de atividade dele como diretor - de Mulheres e luzes (1950) a A voz da lua (1990).
Antes de assumir a direção, Fellini foi cartunista e roteirista de rádio e cinema. Em 1945 colaborou no roteiro do filme inaugural do neorrealismo italiano Roma, cidade aberta, de Roberto Rossellini. Os longas-metragens dos anos 1950 - Os boas-vidas (1953), A estrada da vida (1954) e Noites de Cabíria (1957) - vão revelar a construção inicial de sua narratividade, oscilando entre a comédia de costumes e o realismo crítico.
Com A doce vida (1960) e Oito e meio (1963), premiados nos Festivais de Cannes e Moscou e pelo Oscar, o diretor italiano amplia seu universo imagético para um cinema moderno que se distancia do formato clássico, criando histórias que apura o olhar existencial e o realismo poético. Em Amarcord (1973), Fellini atinge a maturidade de seu estilo iniciando uma fase memorialística. Outros filmes dessa fase também realizam um balanço de vida, e do seu tempo, e ilustram uma personalíssima linguagem visual repleta de figuras simbólicas - arquétipos, mitos e alegorias - são Cidade das mulheres (1980), E la nave va (1983) e A voz da lua (1990).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Wiki Commons)
Palestrantes
Carlos Pereira Gonçalves
Pós-Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Doutor em Ciências Sociais em Antropologia (PUC-SP). Professor em Pós-Graduação do SENAC e consultor de pesquisa de opinião e mercado.
(Foto: Silvia Pereira Gonçalves)
Data
12/04/2017 a 03/05/2017
Dias e Horários
Quartas, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.